5 curiosidades fascinantes sobre o sumô

15/09/2018 às 04:002 min de leitura

O sumô é uma luta em que um participante, chamado rikishi, deve forçar seu oponente para fora do círculo de combate ou fazê-lo tocar no chão com outra parte do corpo que não seja os pés. A história conta que o esporte se originou de rituais xintoístas há vários séculos, os quais naquela época só contavam com uma dança. O ringue teria surgido no século 16.

Apesar de ser praticado profissionalmente apenas no Japão, o sumô possui adeptos em vários países. Por isso, vamos conhecer 5 curiosidades dessa luta tradicional:

1. Os rikishi nem sempre foram gordos

Hoje em dia, sempre imaginamos lutadores grandes e gordos como praticantes de sumô, mas isso foi mudando gradualmente – algo que pode ser notado em vários outros esportes. A grande diferença para as lutas ocidentais é que não existe diferenciação de lutadores por peso, ou seja, todos podem lutar contra todos. Às vezes, essa disparidade é bastante curiosa para quem não está acostumado a ver uma luta de sumô.

2. Estrangeiros podem participar

Se você é um gaijin, ou seja, um estrangeiro que tem vontade de participar profissionalmente de um campeonato de sumô, saiba que você pode! Inclusive, vários dos melhores lutadores nem nasceram no Japão. Entretanto, cada estábulo, o local de treinamento, restringe a presença de estrangeiros a apenas um participante.

3. Dedicação extrema

Não pense que basta ser gordo para lutar sumô: é necessário seguir à risca as regras da Associação Japonesa de Sumô. A maioria dos lutadores precisa viver nos estábulos, que definem toda a sua rotina de treinos, alimentação e vestimentas.

4. Os lutadores também dançam

Ao entrar no ringue, cada lutador precisa fazer um ritual bastante semelhante a uma dança. Eles pisoteiam o chão e batem palmas, em uma tradição que significa expulsar os maus espíritos do ringue. Eles também se encaram, batem palmas juntos e abrem os braços para mostrar que estão desarmados.

5. Mulheres também lutam sumô

A Associação Japonesa de Sumô não permite que as mulheres participem de campeonatos ou entrem nos ringues, já que isso seria uma violação da pureza do local. Porém, isso não impede que algumas se aventurem pelo esporte e o pratiquem espontaneamente em templos xintoístas.

*Publicado em 24/3/2017

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: