Carateca x boxeador: qual dos dois se daria melhor em uma luta?

19/02/2017 às 02:002 min de leitura

Imagine um carateca faixa preta, com o corpo ágil e normalmente esguio, proferindo golpes rápidos e precisos. Agora, pense em um boxeador bem treinado, com o corpo todo musculoso lançando socos contra os oponentes com punhos fortes. Caso esses dois lutadores tivessem que se enfrentar em uma briga, em qual deles você apostaria? O pessoal do site Quo se fez essa mesma pergunta, e veja a seguir a análise dos dois oponentes:

Carateca x Boxeador

Fonte da imagem: shutterstock

Segundo o Quo, o boxeador já começa em desvantagem, pois, ao atacar o oponente, acaba aplicando a força em uma superfície de impacto maior, devido à forma como usa as mãos que, não se esqueça, ficam protegidas dentro de luvas enormes. Além disso, ao dar um soco, o punho do boxeador também está “empurrando” o corpo do adversário, e toda a manobra resulta em mais tempo para descarregar o golpe.

O carateca, por outro lado, conta com uma técnica de luta mais eficiente do a que do boxeador e, ao desferir os golpes, usa uma área menor da mão ou o peito do pé, aplicando um grande impulso em uma área específica do corpo do adversário. Assim, a área de impacto é menor e mais concentrada. Um golpe bem aplicado tem um poder de penetração no corpo de — em média — 1 centímetro e é capaz de quebrar ossos e romper tecidos.

Além disso, os caratecas contam com a física em seu favor. Mesmo que os dois lutadores aplicassem o mesmo impulso em seus golpes, o golpe do carateca, como é mais rápido, acaba sendo mais forte, já que concentra a força em um menor intervalo de tempo.

***

Nós aqui da redação do Mega Curioso gostaríamos de reforçar que, para que se deem as condições descritas acimas, muitos fatores devem ser levados em consideração, como o porte físico dos lutadores, a agilidade e rapidez de cada um, o domínio sobre as técnicas de luta, o espaço físico onde o enfrentamento ocorre, quais são as regras — se alguma — para o combate etc. Isso sem contar que se trata de duas modalidades completamente diferentes.

Todos esses fatores podem influenciar — e muito — o desempenho dos oponentes, e ambas as lutas, quando suas respectivas técnicas são bem dominadas e aplicadas, podem ser igualmente efetivas, cada uma com suas peculiaridades específicas.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: