Recordista americano em mergulho livre morre ao tentar bater nova marca

19/11/2013 às 12:292 min de leitura

Você deve ter ouvido sobre a trágica morte de Nicholas Mevoli durante uma competição de mergulho livre no último domingo. O atleta era recordista americano em uma modalidade na qual os mergulhadores tentam alcançar a maior profundidade possível com uma única aspiração sem o uso de lastros ou oxigênio complementar e com o auxílio apenas de nadadeiras do tipo “monofin”. Sua melhor marca era a de 100 metros.

Mevoli momentos antes de iniciar a prova Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

Na prova que custou sua vida, Mevoli tentava bater chegar aos 72 metros de profundidade sem as nadadeiras e conquistar mais um recorde americano. Contudo, ao se tratar de uma competição importante, todo o drama foi acompanhado e documentado por várias testemunhas.  Assim, diante de outros 15 atletas e cinco mergulhadores de segurança — que o acompanharam ao longo da prova —, Mevoli se lançou para a morte.

Conforme contaram as testemunhas, além dos mergulhadores de segurança, a descida de Mevoli foi monitorada através de um sonar. Quando o atleta chegou aos 68 metros de profundidade, os responsáveis pela prova observaram que ele teve problemas, mas, por algum motivo, decidiu continuar. Nesse momento ficou evidente que o mergulhador teria dificuldades para subir.

O desenrolar de uma tragédia

Mergulhador um pouco antes de desmaiar Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

Ainda assim, depois de exatos três minutos e 38 segundos, o norte-americano conseguiu voltar à superfície sozinho, e inclusive cumpriu o protocolo oficial de dizer “estou bem” para finalizar a prova. No entanto, 30 segundos mais tarde Mevoli desmaiou. A perda de consciência não é um evento raro em competições desse tipo, mas no caso de domingo, a situação era muito mais grave.

Mevoli, que sangrava pela boca, foi levado a uma plataforma instalada para atendimento em caso de emergência, e depois de 15 minutos já não apresentava pulso. A equipe médica então deu início à reanimação cardiorrespiratória, e inclusive aplicou injeções de adrenalina no mergulhador com o objetivo de ressuscitá-lo. O esforço se estendeu por 90 minutos, Mevoli não resistiu aos danos graves nos pulmões provocados pela pressão a grandes profundidades.

O mergulhador era relativamente novo no esporte, mas durante sua carreira meteórica acumulou uma lista respeitável de títulos. Mevoli foi o primeiro atleta a morrer em uma competição internacional de mergulho livre, mas, devido à popularização do esporte, o número de fatalidades entre amadores quase triplicou em um período de três anos. Pelo menos, se serve de algum consolo, segundo disseram seus amigos, Mevoli se foi fazendo o que mais gostava na vida.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: