7 perguntas sobre salto de paraquedas que você sempre quis fazer

07/02/2017 às 11:003 min de leitura

A indescritível sensação de liberdade de saltar de paraquedas foi a forma escolhida pela sul-africana Georgina Harwood para comemorar seu centésimo aniversário em março de 2015. Longa praticante do paraquedismo? Que nada! A saudável vovó havia dado seu primeiro salto apenas oito anos antes, aos 92. Como ela, milhares de pessoas ao redor do mundo se apaixonam pelo esporte em qualquer época de suas vidas, independente de idade, gênero ou localização geográfica.

Não é à toa que a procura pelo paraquedismo aumenta a cada ano, afinal ele está cada vez mais seguro, com equipamentos de primeira linha e profissionais especializados, altamente treinados para qualquer situação. Depois de saltar de um avião a 1,2 mil pés de altura (cerca de 4 mil metros), cair em queda livre a mais de 200 km/h e pilotar suavemente um paraquedas por 6 minutos até seus pés tocarem novamente o solo, com certeza você verá o mundo de uma forma diferente. Veja aqui a resposta para as 7 perguntas mais comuns sobre paraquedismo e viva essa aventura!

1 – E se o paraquedas não abrir?

Esse é o maior receio de quem pensa em saltar de paraquedas, claro, mas atualmente a qualidade, a manutenção adequada e a revisão criteriosa dos equipamentos de última geração o tornam cada vez mais infundado, tanto que o esporte ganha milhares de novos adeptos a cada ano. Ao longo do tempo, os paraquedas evoluíram de tal forma que hoje eles são equipados com dispositivos de segurança que acionam a abertura automática (DAA) do equipamento de reserva em caso de pane do paraquedas principal – ou em caso de puro esquecimento mesmo, se você ficar extasiado demais com a vista. A tecnologia existente hoje garante a segurança dos saltos.

2 – Quanto custa saltar de paraquedas?

Há vários tipos de pacotes, com o preço variando de acordo com o que você escolher, do salto simples aos com registro de vídeo e foto, para guardar uma lembrança física desse momento inesquecível. Como o valor depende do que você escolher, a dica é fazer uma projeção no site da escola de paraquedismo Sky Company.

3 – Quem inventou o paraquedas?

A história do paraquedas remonta à China antiga, por volta do ano 1300, quando os acrobatas saltavam de grandes muralhas segurando apenas uma espécie de imensos guarda-chuvas. É verdade que Leonardo Da Vinci, já no século 15, deu uma forma mais aproximada à que conhecemos hoje ao projetar o equipamento baseado no voo dos pássaros, mas patenteado mesmo ele só foi em 1783, por Sebastian Lenormand. Ele chegou a dar vários saltos, mas é Andre-Jacques Garnerin que, alguns anos mais tarde, em 1797, foi considerado o primeiro paraquedista do mundo, chegando a quebrar o recorde saltando a 8 mil pés em Londres. No Brasil, o paraquedismo chegou em 1931 pelas mãos de Charles Astor, que formaria os primeiros paraquedistas brasileiros em seu aeroclube em São Paulo.

4 – Pessoas gordinhas podem saltar?

O salto duplo é a forma mais fácil de realizar o sonho de pular de paraquedas, mas ele tem suas limitações. A idade mínima para saltar de paraquedas, por exemplo, é de 16 anos segundo a Confederação Brasileira de Paraquedismo. Por outro lado, o limite de peso para o salto duplo é de 99 kg; acima disso, o instrutor deve ser consultado. Também não é aconselhável saltar gripado ou com as vias nasais congestionadas e é proibido se você tiver praticado mergulho nas 24 horas anteriores ao salto.

5 – Em quantos segundos o paraquedas abre?

A sensação de queda livre é descrita pelos esportistas como uma das mais deliciosas: o corpo mesmo não sente a queda, apenas a sustentação do vento. No salto de paraquedas a queda é rápida, apenas 45 segundos, mas mais rápida ainda é a velocidade de abertura do paraquedas, que em apenas 4 segundos está totalmente aberto e desacelerando a queda em 20 km/h. Daí até o chão é um balanço suave até os pés tocarem o solo.

6 – E, se no momento do salto, você passar mal?

Como qualquer outro esporte, quem vai saltar de paraquedas não deve ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores, além de que qualquer condição física adversa deve ser avaliada por um médico antecipadamente, como tonteiras, problemas cardíacos, ortopédicos ou respiratórios, de labirinto, desmaios ou convulsões. No entanto, se ainda assim ocorrer de desmaiar durante a queda, o paraquedas tem um dispositivo de segurança chamado AAD (Automatic Activation Device) programado para abrir a determinada altura e que funciona independentemente de o paraquedista estar consciente ou não.

7 – É possível saltar sem instrutor?

Para saltar sozinho em qualquer lugar do mundo, sem instrutor, primeiro você deve fazer o curso Accelerated Free Fall (AFF), o mais moderno e seguro método de instrução de paraquedismo, desenvolvido nos Estados Unidos. Você não começa saltando sozinho, mas a sensação é incrível, já que desde o primeiro dia você já pula com o paraquedas em seu próprio corpo, só que acompanhado lado a lado por dois instrutores. O curso é composto por 10 horas aulas de parte teórica sobre as técnicas de paraquedismo e oito saltos que correspondem a oito níveis, antecedidos por um briefing de 30 minutos e avaliação posterior ao salto. No total você faz 4 minutos de salto com o paraquedas aberto e sai graduado para a prática do paraquedismo esportivo.

Via assessoria.

Fonte

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: