Tratamentos preciosos para a pele e os cabelos

19/10/2011 às 16:513 min de leitura

Ouro, prata, diamantes e outras pedras preciosas já deixaram de ser componentes apenas de joias há algum tempo. Eles vêm ganhando cada vez mais espaço na indústria da beleza, fazendo parte da fórmula de cremes que prometem, em geral, o combate ao envelhecimento e a inflamações, entre elas, aquelas causadas pela acne.

A motivação para os cosméticos valiosos surgiu do fato de que, com o passar dos anos, a concentração de alguns minerais diminui no organismo, resultando nos sinais indesejados na pele. Por isso, a aplicação das substâncias na face resolveria o problema.

No entanto, nem sempre esses ingredientes entram em produtos para oferecer benefícios, mas sim para enriquecê-los, agregando o conceito do luxo aos tratamentos estéticos caseiros.

É com base nesse aspecto que vários dermatologistas têm feito ressalvas quanto ao uso dos cremes preciosos. Para eles, o ouro, por exemplo, não traz vantagens para epiderme, mas sim pode acabar gerando mais inflamações. Há quem conteste, no entanto, defendendo a tese de que os metais na forma de nanopartículas realmente fazem a diferença.

As empresas também se defendem afirmando que realizaram as pesquisas necessárias para comprovar a eficácia do produto.

Mesmo com o debate ainda sem posicionamento final, poucas mulheres resistem a experimentar os cremes do estilo. As marcas já estão oferecendo, inclusive, versões mais baratas para que todas possam desfrutar dos benefícios dos tratamentos valiosos.

Quais são os benefícios prometidos?

É possível encontrar todo o tipo de metal em cremes e maquiagens. Cada um parece trazer vantagens específicas e, por isso, vale a pena informar-se bem antes de comprar qualquer produto.

Se você deseja combater o envelhecimento, aposte em composições com manganês, cobre e selênio. O rubi e a safira também estimulam a síntese de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e evitando o aparecimento de rugas.

No entanto, se a intenção é prevenir inflamações, invista em produtos com zinco e magnésio. Para melhores resultados, experimente as ricas versões de esfoliantes que retiram suavemente as células mortas e, consequentemente, favorecem a renovação celular e a luminosidade da pele. Não é à toa que algumas adeptas desse tratamento afirmam que, em longo prazo, a face tende a adquirir um novo tom, que é mais claro.

A madrepérola é outro ingrediente comum nos cremes, pois os deixa mais leves e fáceis de serem aplicados.

Independente da pedra preciosa utilizada, em geral as composições são menos propensas a causar alergias, têm maior poder de absorção da oleosidade e ainda garantem uma durabilidade maior da ação de seus ativos.

A boa notícia é que também há opções para os cabelos, que limpam o couro cabeludo, restauram o brilho e, ainda, dão maciez aos fios. A pérola marinha e os cristais de mica, por exemplo, ajudam a combater os efeitos do sol sobre as fibras capilares, evitando o desbotamento causado pela ação oxidativa dos raios solares.

No caso da primeira, ela ainda tem propriedades antifrizz, reconstrói a queratina dos fios e funciona como filtro solar.

Apesar do grande número de minerais existentes, algumas opções preciosas têm se tornado as queridinhas das marcas de cosméticos. Seus benefícios são divulgados em larga escala, prometendo pele e cabelos mais bonitos.

Cellular Concentrate Pure Gold. Fonte: laprairie.comOuro

Considerado como uma das matérias-primas mais valiosas entre as joalherias, o ouro também exerce fascinação em produtos de beleza. Ele seria um dos mais poderosos aliados no combate ao envelhecimento, contribuindo para conservar as fibras da pele e do cabelo.

Sua lista de propriedades ainda inclui ação anti-inflamatória, bactericida, desintoxicante e estimulante da circulação sanguínea.

Em produtos de make up, o ouro dá luminosidade a qualquer look com uma textura macia.

Prata

Outro metal comumente usado no mercado das joias, a prata é utilizada principalmente em salões para o tratamento capilar. Isso porque ela possui ação antibactericida, que evita contaminações durante o trabalho, já que higieniza o ar antes do contato com a cliente.

Além disso, a substância aumenta a maciez e o brilho dos fios, principalmente quando associada à cerâmica e à turmalina. A prata também combate o frizz e limpa profundamente as madeixas.

Diamante

Edições de esmalte com ouro e diamante - 20 dólares cada.
Fonte: deborahlippmann.com

Objeto de desejo da maioria das mulheres, o diamante também não foi esquecido pela indústria da beleza. Nos cosméticos e maquiagens, ele proporciona brilho e tem efeito antioxidante, além de ser capaz de devolver a elasticidade e a luminosidade para a pele.

Turmalina

Prancha Revlon com turmalina - 140 reais. Fonte: pontofrio.com.br

Apesar de não ser tão popular quanto seus concorrentes, a turmalina tem conquistado cada vez mais espaço em produtos e aparelhos para as madeixas. Quando é aquecida, ela potencializa a ação de íons negativos, o que resulta em cabelos com volume controlado e sem frizz.

Por isso, as novas opções de chapinhas e secadores possuem o composto em sua estrutura, que, além de evitar os fios rebeldes, ainda contribui para que o aparelho esquente mais rápido e uniformemente.

A turmalina também está associada a outros benefícios, como fixação da cor, nutrição dos fios e uma aparência mais sedosa aos cabelos já na primeira aplicação.

Make mineral

Se antes a presença das pedras preciosas na maquiagem era tímida, agora a maioria das marcas já tem linhas próprias com esses componentes. O objetivo é oferecer produtos menos alergênicos e que proporcionem um efeito mais natural à pele.


Sombra Color Minerals L'Oreal Paris.
Fonte: DivulgaçãoIsso é possível porque as substâncias sintéticas e agressivas (como parabenos, óleos e fragrâncias) são substituídas por ingredientes naturais que, além de não serem agressivos, ainda nutrem a face.

Assim, é comum encontrar na composição do make mineral pedras como madrepérola, quartzo rosa, topázio, ametista e, claro, ouro. Juntos, eles compõem fórmulas não comedogênicas, oil-free, indicadas para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.

O resultado é um acabamento aveludado, que auxilia na cicatrização de pequenas lesões e hidrata a pele por meio de um produto fácil de espalhar.

E se você ainda tem receio em experimentar os cosméticos preciosos, experimente começar pelas unhas. Já existe um esmalte rico em diamante que promete fortalecê-las – com muito luxo e sem efeitos colaterais.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: