5 segredos de quem consegue manter a casa sempre arrumada

10/07/2019 às 07:002 min de leitura

1 – Saber a diferença entre organização e limpeza

Quando você limpa o chão, passa aspirador nos tapetes, lava vidros, tira o pó dos móveis e dá aquele trato no banheiro, sua casa está limpa. Isso não significa, no entanto, que ela não esteja bagunçada! A bagunça é o que você faz quando deixa roupas, livros, sapatos, papéis e afins espalhados por todos os cantos.

É por isso que, mesmo que uma casa esteja limpa, é possível também que ela não tenha aparência de arrumada. E, ainda que isso pareça meio óbvio, nem todo mundo entende a diferença entre uma coisa e outra, então não custa ressaltar.

2 – Tornar a limpeza um hábito diário

Tem muita gente que faz uma faxina em um dia e espera até que a casa pareça ter sido vítima de um furacão para resolver pegar na vassoura de novo. Na verdade, é bacana ter em mente que todo dia você pode fazer alguma tarefa para que a limpeza seja mantida e para que sua casa não chegue a umponto crítico. Se sujou, lave; se tirou do lugar, guarde; se quebrou, arrume ou jogue fora.

3 – Parar de deixar tudo para depois

Se você aprende a lavar a louça logo após o jantar, vai ver que as coisas serão mais fáceis. Limpar tudo logo após o uso faz com que você não acumule um monte de tarefas que, na medida em que ficam cada vez mais em cima uma da outra, só vão fazer com que você tenha preguiça de começar a limpeza.

4 – Evitar o acúmulo

Quando você tem mais coisas do que realmente precisa em casa, é até esperado que, em certo ponto, você simplesmente não tenha mais onde guardar seus pertences. Por isso, é sempre bom evitar adquirir itens por impulso, assim como é recomendado se desfazer das coisas que você não usa mais.

5 – Você também não precisa ser perfeito

Mesmo as pessoas mais organizadas têm uma coisinha ou outra da qual não necessariamente sentem orgulho. A questão é que você pode ter uma caixinha da bagunça, por exemplo, na qual guarda coisas que ainda não têm destino – o importante mesmo é não deixar que a bagunça pequena ocupe todos os espaços da sua casa.

***

Se você não se convenceu ainda de que manter sua casa organizada é algo simples, saiba que, na verdade, esses hábitos todos acabam poupando bastante o seu tempo no dia em que você faz a faxina.

Em alguns dias é normal que você não dê conta do recado, mas sempre que tiver alguns minutos disponíveis, coloque as coisas no lugar, passe uma vassoura no chão, lave aquela louça na pia. Detalhe importantíssimo: essas dicas valem tanto para mulheres quanto para homens, hein! Tarefas domésticas não são responsabilidade apenas das mulheres há algum tempo – estamos em 2017, lembra?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: