5 dicas simples para você mandar bem na sua próxima entrevista de emprego

20/09/2017 às 07:102 min de leitura

Você há de concordar que as entrevistas de emprego não são as situações mais confortáveis do mundo, não é mesmo? Afinal, no geral, todo mundo fica com os nervos à flor da pele quando vai para uma delas, pois esse é o momento que temos “vender” as nossas habilidades e experiência profissional e impressionar o entrevistador. Pois, segundo Susie Moore, do site Greatist, existem algumas coisinhas que podemos fazer para tornar as entrevistas menos traumáticas. Confira:

1 – Cuide do visual

Todo mundo sabe que a apresentação pessoal é superimportante na hora de passar por uma entrevista de emprego e que precisamos dar atenção às roupas que vamos usar e à nossa aparência. Mas, um cuidado que devemos ter antes de selecionar o que vestir para encarar o entrevistador é conhecer a empresa que está ofertando a vaga.

Homem vestindo terno e gravata(Unpslash/Ruthson Zimmerman)

Isso porque, se a companhia for, por exemplo, uma startup superdescolada, seria estranho você aparecer para a entrevista usando terno e gravata. O mesmo raciocínio serve caso a vaga seja ofertada por uma empresa tradicional e muito formal — não seria legal ir vestido com jeans e camiseta. Então, antes de ir, dê uma pesquisada e se vista adequadamente.

2 – Se prepare para ela

A maioria das pessoas costuma ficar nervosa antes de uma entrevista de emprego, e uma forma de ajudar a controlar a adrenalina é se preparar para o encontro. Aqui também vale o conselho do item anterior, ou seja, faça uma busca na internet para conhecer melhor a empresa e, se possível, para saber um pouco sobre a pessoa que conduzirá a reunião — um bom ponto de partida seriam redes sociais focadas em profissionais, como o LinkedIn, por exemplo.

Homem sentado com computador(Unsplash/Jeshoots.com)

Você certamente impressionará o entrevistador se demonstrar ter conhecimento sobre a história da companhia, como saber quando ela foi fundada e por quem. Além disso, caso você descubra quem será a pessoa que vai recebê-lo para a entrevista, não custa nada saber um pouco sobre seus interesses para criar uma conexão com ela. Só tome cuidado para não exagerar na hora de soltar as informações que você levantou! Seja sutil e use o conhecimento com sabedoria.

3 – Não surte

Mulher nervosa em entrevista(Unsplash/Tim Gouw)

Antes de ir para a entrevista, pense que você já passou pelo processo de ser selecionado para esse conversa, o que significa que você tem mais de meio caminho andado! Além disso, ademais de você estar prestes a ser avaliado, não se esqueça de que você também estará avaliando a companhia, a pessoa que fará a entrevista e o clima da empresa. Então, respire fundo e saiba que, se você chegou até aqui é porque está quase lá.

4 – Venda o seu peixe

Homens durante entrevista(Unsplash/Nik MacMillan)

Uma forma legal de preparar para uma entrevista é fazendo uma lista com as suas habilidades profissionais ou talentos que podem ser aplicados na vida profissional. Você é bom em solucionar problemas? É proativo? Persistente? Tem muitos contatos no mercado? Tem grande poder de persuasão? Anote tudo isso, uma vez que essas qualidades nem sempre ficam evidentes no currículo! E se tiver dificuldades, tente recordar de elogios que recebeu de amigos ou antigos colegas de trabalho.

5 – Mantenha uma atitude otimista

Durante a entrevista, demonstre o seu interesse e entusiasmo com relação à vaga ofertada e evite comentar sobre experiências negativas que você teve em outras empresas e, se for caso, sobre as razões pelas quais você pretende mudar de emprego. Além disso, sempre mantenha uma atitude positiva, mesmo quando você tiver que admitir alguma limitação.

Homem com mão estendida(Unsplash/Russ Ward)

Por exemplo: se o entrevistador perguntar se você tem conhecimento sobre o uso de alguma ferramenta que você não domina, responda a verdade e aproveite para dizer que você não tem qualquer problema em aprender coisas novas e conte sobre uma experiência anterior na qual você fez exatamente isso — desenvolver novas habilidades.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: