Quer ver a bola rolar na Copa da Rússia? Confira estas dicas de viagem!

11/12/2017 às 14:112 min de leitura

Os grupos da Copa do Mundo de 2018 foram definidos e, no dia 17 de junho do próximo ano, a bola vai rolar nos campos da Rússia para Neymar e companhia! Isso significa que os amantes do futebol têm poucos meses para planejar a sua viagem até o país sede, mas, para o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, a dica é começar o quanto antes a pesquisa da passagem aérea e sobre a cidade na qual o torcedor pretende ficar hospedado.

"Faça um orçamento detalhado: passagem, hospedagem, alimentação, transporte, ingressos e um extra para lazer e eventualidades. Uma viagem é lazer. A melhor coisa é se preparar para ela para que na volta você não precise mais se preocupar. Antes de gastar com alguma bobagem, lembre-se que o objetivo é a viagem. São pequenas atitudes no dia a dia que fazem a diferença no orçamento", aconselha Ricardo Teixeira.

Se programe

Para o especialista em Gestão Financeira, a torcida brasileira deve se hospedar em Moscou, já que a cidade fica em uma posição central de Rostov e São Petersburgo, onde haverá jogos da seleção brasileira. Texeira diz também que o ideal é comprar logo a passagem para a capital russa. "Ficar hospedado em Moscou é o ideal. O sistema ferroviário russo liga quase todo o país. O torcedor deve analisar se vale mais a pena financeiramente ir a outra capital europeia primeiro e, depois, comprar um voo low cost para Moscou ou para o local que escolheu como base. Pode sair mais barato", ressalta o professor da FGV.

Copa do mundo da RússiaDá para planejar! (YouTube/BlackROGamer)

Ricardo Teixeira lembra, ainda, que com a crise econômica brasileira não se pode prever se o real vai se desvalorizar ou não. Ele acrescenta que não vale a pena comprar rublos no Brasil, já que a taxa de câmbio é muito alta. "O dólar voltou a subir e a diferença entre a moeda americana e o Euro não é muito grande. Como estamos nessa incerteza, compre aos poucos a moeda que está com o menor preço", diz.

O professor da FGV pondera que o ideal é usar o menos possível o cartão de crédito por causa do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros). Segundo ele, a variação cambial na época do pagamento também pode não ser favorável. "Ele oferece mais segurança, mas a viagem pode sair muito mais cara", esclarece.

Ricardo Teixeira orienta que antes da compra do ticket e da hospedagem, os amantes do futebol devem pesquisar os pacotes turísticos nas agências de viagem. Segundo ele, algumas empresas podem apresentar valores compatíveis e com parcelamentos em até dez vezes. "Os pacotes têm a vantagem do parcelamento, mas é preciso ficar atento à incidência de juros. Esses juros são sempre maiores que qualquer rendimento. Por isso, pode ser mais vantajoso manter o dinheiro aplicado por mais tempo e parcelar em menos vezes", avisa.

*Via assessoria.

Pensando em viajar? Compre passagens com milhas sem possuir milhas e pague até metade do preço confira clicando aqui.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: