O que acontece com meus nudes quando envio para alguém?

25/01/2018 às 09:303 min de leitura

Aviso: esta matéria não está incentivando que você envie os seus nudes — caso você vá fazer isso, mais importante que tudo, tenha certeza de que a pessoa do outro lado da ponta é confiável, visto que terceiros são a principal fonte de vazamento.

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que uma foto enviada para outra pessoa não deixa lastros. Contudo, precisamos dizer o seguinte: se você bateu uma fotografia, vai demorar para ela sair do seu aparelho. Pior ainda: quando você envia para alguém, ela percorre diversos servidores na internet — e alguém pode interceptar essa foto no meio do caminho.

É realmente seguro enviar fotos pelo WhatsApp e pelo Facebook Messenger?

Existem três pontos-chave que você precisa entender antes de enviar qualquer foto íntima: é vital desativar o upload automático presente em serviços de fotos do seu celular; criptografia é um pilar essencial; e, por último, também existe a necessidade de esconder marcas corporais que reconheçam a pessoa (ou você) na imagem.

É fácil imaginar que a maioria das pessoas, principalmente no Brasil, utilizam o WhatsApp e o Facebook Messenger para enviar nudes. Então, é realmente seguro enviar fotos pelo WhatsApp e pelo Facebook Messenger? Existe alguma maneira de as fotos serem interceptadas?

Segundo Marques, "desde o momento em que a foto é armazenada no dispositivo, já existe a possibilidade de ela ser capturada por alguém mal-intencionado, não somente pelo fato da interceptação do envio, mas também pela forma como a foto possa estar sendo armazenada", declara. "A maioria dos dispositivos vêm com opções de backup em nuvem habilitado por padrão, então todas as fotos são automaticamente enviadas para sua conta na nuvem — onde, infelizmente, grande parte dos usuários não se preocupam em proteger de maneira adequada. Um exemplo foi a invasão das contas do iCloud, onde várias pessoas famosas tiveram suas fotos íntimas publicadas".

O exemplo entregue pelo analista relembra o caso do "The Fappening". Nele, um criminoso enviou emails phishing — clique aqui para saber o que é phishing — para celebridades de Hollywood. Ele teve sucesso ao pegar logins e senhas do iCloud e, dessa forma, vazou centenas de fotos de atrizes.

Tem como se proteger

Ok, o WhatsApp tem criptografia de ponta a ponta por padrão, então temos uma boa ferramenta para enviar imagens. Por outro lado, o Facebook Messenger possui conversas secretas por criptografia, mas, infelizmente, ela não é ativada por padrão. Porém, como o analista da Kaspersky notou, o principal problema está na maneira como você armazena as imagens.

E o email, principalmente os vastamente usados Gmail e Hotmail? "Por email, podemos dizer que é pior do que por WhatApp, pois não há criptografia da mensagem habilitado por padrão, o que torna mais simples uma possível interceptação da mensagem e roubo do conteúdo". Por outro lado, existem emails menos comuns, mas mais poderosos: acompanhe a lista dos 5 melhores emails criptografados.

É importante ter uma boa proteção no computador, pois ataques de malware e phishing também podem capturar a senha sem o usuário perceber

Ok, agora em uma situação hipotética: você tem imagens sensíveis no seu computador ou smartphone e quer vender o aparelho. Saiba que não basta apagar a imagem para ela desaparecer completamente, pois várias ferramentas conseguem recuperar uma foto deletada — uma delas, gratuita, é o Recuva. Por isso, o analista da Kaspersky comentou que também existem "ferramentas que permitem sobrescrever o conteúdo do arquivo antes da remoção" e que "o uso desta técnica, de maneira correta, impossibilita a recuperação do arquivo" — existem softwares das fabricantes que auxiliam no processo para apagar 100% os arquivos, e você pode saber mais sobre isso clicando aqui.

Por isso, a melhor proteção é prevenção: "Use uma boa senha, ela deve conter no mínimo 8 elementos, entre eles maiúsculos e minúsculos, caracteres especiais e números, sempre evitando sequências e dados conhecidos, como telefone e data de nascimento. Outro ponto importante além da senha é a utilização de fator duplo de autenticação, onde após a senha você necessita informar um código aleatório, aumentando a segurança da sua conta. Por último, é importante ter uma boa proteção no computador, pois ataques de malware e phishing também podem capturar a senha sem o usuário perceber".

Esta reportagem foi realizada junto com o editor Renan Hamann

O que acontece com meus nudes quando envio para alguém? via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: