As 8 praias brasileiras para praticar o naturismo

21/02/2018 às 11:313 min de leitura

Dora Vivacqua, mais conhecida pelo nome artístico Luz Fel Fuego, foi uma capixaba que nasceu em 21 de fevereiro de 1917. Dançarina, escritora e feminista, ela foi uma das primeiras pessoas a implantar a cultura do naturismo no Brasil, ainda na década de 1940. Em 1951, ela fundou o Clube Naturalista Brasileiro, o primeiro do gênero na América Latina, em uma ilha particular na costa do Rio de Janeiro.

Luz del Fuego foi assassinada em julho de 1967, aos 50 anos de idade. Sua morte passaria “despercebida” pela polícia carioca em plena ditadura caso um de seus assassinos não tivesse entrado em confronto com oficiais algumas semanas mais tarde e também matado um cabo. Por conta de sua luta pelos direito dos que gostam de viver sem roupa, o dia do nascimento de Luz del Fuego foi estipulado extraoficialmente como o Dia Nacional do Naturismo.

dora vivacquaLuz del Fuego, a pioneira do naturismo no Brasil

A pioneira do naturismo no Brasil não viveu para ver o surgimento de praias em que a prática passou a ser considerada legal. A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), foi a primeira do gênero em nosso país, tendo sido inaugurada na década de 1980. Atualmente, são apenas 8 os locais oficiais (e mais de 30 os extraoficiais) de nossa costa – que possui mais de 7,3 mil km de extensão – destinados à prática. Saiba quais são:

1. Praia do Pinho – Balneário Camboriú (SC)

Inaugurada em 1986, a primeira praia destinada ao naturismo no Brasil tem um lugar específico para homens desacompanhados e uma grande infraestrutura para receber os banhistas adeptos da vida sem roupas. Para chegar de carro, é preciso pagar uma taxa de R$ 20, mas também é possível entrar no local a pé através de uma trilha.

Praia do Pinho

2. Praia Olho de Boi – Armação de Búzios (RJ)

Apesar de não ter uma infraestrutura destinada ao turismo, a Olho de Boi possui uma das melhores águas para o banho, mesmo contando com uma pequena extensão de apenas 50 metros, entre dois costões. O acesso ao local é exclusivamente a pé, a partir de uma trilh que começa na praia Brava .

Praia Olho de Boi

3. Praia da Galheta – Florianópolis (SC)

Oficializada como praia naturista em 1997, ela é uma das poucas em que o nudismo é opcional. A praia é muito frequentada por surfistas e por curiosos que querem conhecer um pouco mais sobre esse estilo de vida, mas ainda não se sentem confortáveis em tirar a roupa.

praia da galheta

4. Praia de Massarandupió – Entre Rios (BA)

A 93 km de Salvador, a praia de Massarandupió conta com quiosques e é uma área de proteção ambiental que recebe tartarugas em períodos de desova, então é possível ter a sorte de encontrar esses animais por lá. O mar desse lugar é muito calmo e convidativo ao banho.

Praia de Massarandupió

5. Praia Barra Seca – Linhares (ES)

Com areia grossa e mar agitado, a praia Barra Seca é a única do Espírito Santo a permitir oficialmente o naturismo. A infraestrutura ainda é precária, mas já é possível encontrar churrasqueira, banheiro, área de camping, chuveiro e energia elétrica por lá. Um rio deságua no mar, fazendo com que a região tenha áreas de banho tanto em água doce quanto salgada.

praia barra seca

6. Praia de Tambaba – Conde (PB)

Com falésias de até 20 metros de altura, a praia de Tambaba é uma das mais paradisíacas para a prática do naturismo. Dividida em três setores, ela tem locais para famílias e para homens desacompanhados. Um dos trechos também permite o uso de roupas. Foi oficializada para a prática do nudismo em 1989, sendo usada para essa função mesmo antes da liberação.

praia de tambaba

7. Praia do Abricó – Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro não é feito só de Copacabana ou Ipanema: em um pontinho mais reservado está a praia de Abricó, que permite o nudismo desde 2003. Tem aparência de praia selvagem, com montanhas e pedras que garantem a privacidade dos peladões. Por enquanto, não oferece muita infraestrutura aos turistas.

praia de abricó

8. Praia de Pedras Altas – Palhoça (SC)

Santa Catarina possui 3 das 8 praias brasileiras oficializadas para praticar o naturismo. A praia de Pedras Altas possui um acesso um pouco mais complicado, mas compensa o visitante com um mar calmo e uma passagem incrível, com várias pedras compondo o cenário.

praia de pedras altas

***

Regras de visitação

O naturismo é um estilo de vida que não tem nada a ver com a sexualidade, portanto, comportamentos obscenos em áreas destinadas à prática do nudismo não são tolerados por quem estiver por lá. Então, não vá pensando que o fato de a galera estar sem roupa é motivo para ter intimidades excessivas.

Além disso, evite fotografar ou filmar outros banhistas em praias ou clubes de naturismo. Só faça isso se tiver autorização expressa para o registro. O desrespeito e o preconceito contra os praticantes do nudismo também são combatidos por seus seguidores.

Para finalizar, saiba que ao visitar essas praias é necessário tirar a roupa. Mulheres em período menstrual até são liberadas a praticar apenas o topless, mas o ideal é que todo mundo respeite as regras – salvo, é claro, praias com áreas e regulamentos específicos para o uso de roupas.

praia do pinhoAviso na entrada da praia do Pinho

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: