Dia Mundial da Água: 15 fatos sobre o consumo e a falta do líquido

22/03/2021 às 06:302 min de leitura

Hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Mas não pense que essa data foi definida unicamente para comemorar a abundância do líquido no nosso planeta — uma vez que boa parte de sua superfície fica submersa. Na realidade, o marco serve para convidar a sociedade a repensar seus hábitos e refletir sobre a crise da água, que, embora não tenha chegado para todos ainda, já afeta severamente diversas partes do mundo.

Então, para incentivar você a considerar o seu comportamento de consumo com relação à água, nós do Mega Curioso decidimos reunir uma seleção de informações sobre o assunto. Confira:

1. Cerca de 71% da superfície do planeta é coberta de água, sendo que os oceanos representam 97% do total disponível. Isso significa que apenas 3% do líquido presente no mundo consiste em água doce.

2. Da água doce disponível na Terra, 69% se encontram congelados em glaciares ou gelo e 30%, em aquíferos.

Crise da água(International Business Times/Reuters 1)

3. Apenas 0,26% da água do planeta se encontra em lagos de água doce, e somente 0,001% de toda a água está na atmosfera.

4. De acordo com um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas, 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em suas casas no mundo.

Crise da água(International Business Times/Reuters 2)

5. Desse montante, 263 milhões de pessoas são obrigadas a se deslocar por, pelo menos, 30 minutos para poder coletar água.

6. Além disso, 159 milhões de pessoas no mundo consomem água não tratada — o que pode oferecer sérios riscos à saúde —, obtida a partir de riachos ou lagos.

Crise da água(International Business Times/Red Cross/Reuters)

7. Mais de 80% da água usada pela sociedade volta para o meio ambiente antes de ser tratada e sem que ela seja reutilizada de alguma forma.

8. A cada hora, 66 crianças morrem no mundo em consequência de problemas de saúde relacionados ao consumo de água contaminada.

Crise da água(International Business Times/Red Cross/Reuters)

9. Mais pessoas morrem no mundo devido a complicações associadas ao consumo de água contaminada do que como vítimas da violência ou de guerras.

10. Em países subdesenvolvidos, até 80% das doenças estão relacionadas com a falta de saneamento básico e o acesso à água potável.

Crise da água(International Business Times/Red Cross/Reuters)

11. Doenças transmitidas através do consumo de água contaminada matam mais crianças com menos de 5 anos de idade no mundo do que a malária, o sarampo e o HIV/Aids — juntos.

12. Apenas 1 minuto de ducha — em um chuveiro convencional mesmo — consome mais água do que a maiorias das pessoas que vivem na África-Subsaariana usam durante todo um dia para beber e para a higiene pessoal.

Crise da água(International Business Times/Red Cross/Reuters)

13. Estima-se que, até 2050, a população mundial deve crescer em aproximadamente 2 bilhões de pessoas, aumento que deve representar um incremento na ordem de 30% na demanda de água.

14. Atualmente, a agricultura usa por volta de 70% da água no mundo, principalmente para fins de irrigação, enquanto a indústria emprega cerca de 20% do total. Os restantes 10% são consumidos para o uso doméstico — com menos de 1% disso sendo utilizado para o consumo humano.

Crise da água(International Business Times/Red Cross/Reuters)

15. Cerca de 1,8 bilhão de pessoas sofrem as consequências pela degradação do e a desertificação do meio ambiente — e pelo menos 65% da superfície vegetada do planeta se encontra degradada de alguma forma.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: