5 coisas que fazem as mães se sentirem culpadas (mesmo que elas não sejam)

23/03/2018 às 10:332 min de leitura

Ser mãe é um sentimento que não dá para explicar, só quem é pode sentir. Mãe é um tipo de mulher que consegue fazer tudo pela família para depois pensar em si mesma. E mesmo dando o máximo de si para proporcionar sempre o melhor aos filhos, vira e mexe está se sentindo culpada.

Quando uma mulher se torna mãe, nasce com ela uma “necessidade” de ser perfeita para o seu filho e proporcionar sempre o melhor para ele. As mães não se permitem errar, mas mesmo sem cometer erros, algumas ainda se sentem culpadas. Veja as principais coisas que fazem as mães se sentirem assim:

1. Deixar os filhos com outras pessoas

A ideia de que o mundo de uma mãe deve girar em torno do filho acaba criando um sentimento de culpa que pode ocorrer, por exemplo, quando a mulher deixa os filhos com alguém para ir ao cinema com as amigas ou jantar com seu esposo. Todos precisam ter um momento com os amigos, e se a mãe estiver bem consigo mesma, com certeza estará com seus filhos. Além disso, o casal também precisa de um tempo sozinho, sem os filhos, de vez em quando.

mae

2. Voltar a trabalhar

Para que as mães se sintam menos “culpadas”, elas precisam entender que passar 24 horas ao lado dos filhos não significa oferecer 100% do tempo de qualidade. Independente se a mãe trabalha ou não fora, dificilmente vai escapar de se sentir culpada. A saída é transformar o tempo que está junto dos pequenos em momentos de qualidade.

mae

3. Não amar ser mãe todos os segundos do dia

É comum ter momentos em que o maior desejo é estar sozinha, dar um “descanso” para a mente. Porém, muitas mães se sentem culpadas, pois a imagem da mãe perfeita é de que elas devem ser carinhosas e carinhosas o tempo todo, além de sempre estarem disponível aos filhos. Você ama o seu filho, mas pode ter momentos em que não ama o trabalho que ele requer. É claro que sentimentos assim não são rotineiros, mas vai sempre existir momentos em que você vai desejar estar sozinha, nem que seja por uma hora. Isso não significa que você deixou de ser uma boa mãe e, tampouco que ama menos o seu filho.

mãe

4. Não estar sendo uma mãe perfeita

É difícil definir uma mãe perfeita, pois não há um padrão a seguir. Terá dias em que você vai pedir um fast food para o jantar, não vai limpar a casa, vai deixar o filho passar horas em frente a TV ou em jogos, entre outras coisas. Mas nada disso significa que você está sendo uma péssima mãe, só não deixe que isso seja rotineiro.

mãe

5. Não poder comprar tudo o que ele precisa

Quando os filhos nascem, as finanças da casa mudam. Uma criança precisa de roupas, calçados, material escolar, brinquedos, entre outras coisas. Vão existir momentos em que você ficará desapontada por não comprar tudo o que ele precisa ou pede.  Você pode se culpar quando o pequeno pede um brinquedo que viu na televisão ou quando ele adoece e você não possui um plano de saúde familiar, sendo preciso encarar a fila pelo atendimento público, por exemplo. Lembre-se de que você está fazendo o seu melhor e que cada família possui uma situação financeira diferente.

mãe

*Via assessoria

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: