5 personagens de séries que ajudam as pessoas entenderem o autismo

18/02/2020 às 08:002 min de leitura

Talvez, quando se fale em autismo, a primeira coisa que venha à sua mente seja o personagem de Dustin Hoffman no filme Rain Man, o "Raymond Babbitt". Desde que o longa foi lançado, em 1988, o conhecimento que se tem do autismo foi muito ampliado, e hoje sabemos que nem sempre as pessoas autistas são como Babbitt, que tinha um tipo mais severo. É por isso que atualmente se fala em Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que os sintomas, as reações e a neurodiversidade envolvidos formam um verdadeiro espectro.

Dia 2 de abril é o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo". Dessa forma, listamos aqui 5 séries que abordam esse tema e constroem seus personagens de uma maneira consistente e fiel à realidade do autismo.

1. Joe Hughes, de The A Word

1

A família Hughes vive sua vida regularmente até que seu filho mais novo, Joe (Max Vento), é diagnosticado com TEA. Apesar de fazer contato visual, ele tem dificuldade para processar informações e compreender linguagem. O menino ama música pop e sabe tudo sobre isso.

2. Max Braverman, de Parenthood

2

Veiculada entre 2010 e 2015, Parenthood mostra a história dos irmãos Braverman e todas as suas complexas lutas diárias. Quando o pequeno Max é diagnosticado com Síndrome de Asperger — uma forma de autismo considerada mais leve — seus familiares ficam perplexos.

Aficionado por insetos, ele também desenvolve uma paixão por fotografia, mas não consegue manter uma conversa tranquila com sua irmã nem demonstrar sentimentos por seus pais. De qualquer modo, os Braverman mostram que juntos é possível criar condições para que Max viva com qualidade, sendo feliz e se sentindo amado.

3. Dr. Shaun Murphy, de The Good Doctor

3

Freddie Highmore é o Doutor Shaun Murphy, um cirurgião-residente do hospital San Jose que é diferente dos outros médicos.

Diagnosticado na infância com autismo, Shaun não gosta que toquem nele, tem dificuldades de interação social e leva tudo ao pé da letra. Repete as mesmas ações todos os dias e não tem filtro (fala tudo o que vem à mente).

Como todo adulto hétero, ele tem dúvidas em relação ao gênero oposto e possui alguns projetos para o futuro profissional. Porém, diferente de outros autistas, Shaun é o que chamamos de autista Savant — extremamente inteligente, com uma facilidade atípica de aprender, memorizar e visualizar as informações. Basicamente, um gênio.

4. Dr. Spencer Reid, de Criminal Minds

4

QI de 187, memória acima da média e uma capacidade insana de ler 20 mil palavras por minuto. Doutor Spencer Reid (Matthew Gray Gubler) é o agente mais jovem a ter se juntado à Unidade de Análise e Comportamento.

Embora não seja oficialmente Savant, seu nível intelectual altíssimo permitiria a ele que fosse. Reid tem um nível leve de autismo que lhe gera algumas dificuldades de interação social e certas obsessões — o próprio trabalho é uma delas.

5. Sam Gardner, de Atypical

5

Estreia de 2017 da Netflix, Atypical mostra um jovem com autismo na fase mais confusa da vida de uma pessoa: a adolescência. Keir Gilchrist está no papel de Sam Gardner, um jovem autista que decidiu que chegou a hora de ter uma namorada. Mas e se ele nunca amar ninguém? Não que ele não tenha essa capacidade, muito pelo contrário. Sam é muito próximo, especialmente da irmã, Casey, e dos pais, Elsa e Doug.

As dúvidas, as transformações, as emoções, as obsessões e o turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo marcam a estreia da série. 

Além das séries, filmes como Mary and Max, Farol das Orcas e The AutistiX ajudam os telespectadores entenderem a vastidão de personalidades e a neurodiversidade dos autistas.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: