Como Rômulo e Remo fundaram Roma?

16/04/2018 às 07:302 min de leitura

Os irmãos gêmeos criados por um lobo que, mais tarde, foram fundadores de uma das grandes cidades italianas. A lendária história de Rômulo e Remo é bastante conhecida, mas pouca gente acredita nela de fato.

A questão é que, já há algum tempo, arqueologistas vêm encontrando sinais de que o mito tenha, sim, bases na realidade. Em 1998, o arqueólogo Andrea Carandini liderou uma escavação no Monte Palatino, uma das sete colinas romanas, e encontrou uma parede que ele estima ter sido construída entre 775 e 750 a.C.

1

E ela não foi a única: em 2007, uma caverna foi encontrada na mesma colina, que calha de ser justamente o lugar onde a lenda diz que os gêmeos foram escondidos pela mãe-lobo.

O que diz a lenda?

A história de Rômulo e Remo é uma mistura entre fatos e mitos que envolvem humanos e deuses.

2

Reia Silvia, filha do antigo Rei Numitor, de Alba Longa, foi enviada por seu tio, o então Rei Amúlio, para ser uma vestal — um tipo de sacerdotisa que cultuava a deusa Vesta. No entanto, ela descumpriu a ordem e acabou grávida de Marte, o deus da Guerra.

Como o nascimento dos filhos ameaçava o poder de Amúlio  já que eles se tornariam os novos descendentes do reino , o então rei ordenou que eles fossem afogados no rio Tibre.

Ainda bem que naquela época existia um deus para quase tudo, e o deus do Rio, Tiberinus, acalmou as águas para que eles sobrevivessem à travessia e fossem salvos por uma fêmea de lobo, que imediatamente adotou os dois como seus filhos.

3

É claro que eles não foram criados a vida inteira por ela, mas ela os teria protegido por um tempo em uma caverna no Monte Palatino. Lá, Rômulo e Remo foram encontrados pelo pastor Faustulus e por sua esposa, Acca Lorentia, que os criaram sem que soubessem ser descendentes de deuses e reis.

4

Foi só muitos anos depois que, ironicamente, os irmãos ajudaram a liderar um golpe contra o rei Amúlio, a fim de que Numitor recuperasse o trono.

Mais tarde, eles ganharam do avô a autorização para fundar uma cidade, mas não conseguiram concordar sobre o local. Em um ataque de fúria, Rômulo matou o irmão e decidiu iniciar a construção de Roma sobre o Monte Palatino, região próxima à qual a cidade está situada até hoje.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: