Fizeram 10 mil simulações para descobrir quem vai vencer a Copa do Mundo!

15/06/2018 às 06:102 min de leitura

Se você não está participando de nenhum bolão da Copa do Mundo ainda, talvez seja hora de você entrar em um — já com uns tiros (provavelmente) certeiros sobre os possíveis campeões do mundial de futebol. Isso porque a UBS Group AG, uma conceituada financeira suíça, resolveu fazer nada menos do que 10 mil simulações em seus supercomputadores para traçar uma previsão de qual time levará a Jules Rimet para casa. O resultado? Venha com a gente que a gente já conta para você!

Torcedor brasileiro(The Huffington Post)

Dicas pro bolão da galera

De acordo com Will Martin, do site Business Insider, o pessoal do UBS empregou modelos estatísticos pra lá de complexos — geralmente usados para a realização de análises financeiras ou de risco de mercado — e alimentou os sistemas com uma porção de variáveis, sendo uma delas dados obtidos a partir do “Elo Rating”, um método usado para calcular (neste caso específico) a força de cada time e o quão “bom” eles são com relação uns aos outros.

Pois, depois de 10 mil simulações, as máquinas do UBS apontou que a equipe com mais chances de vencer a Copa do Mundo é a da Alemanha, com 24% do total, seguida não muito de longe pela seleção brasileira, com 19,8% de chance, e pelo time da Espanha, com 16,1%. O quart favorito é o time da Inglaterra, com apenas 8,5% de probabilidade de vencer, percentual bem abaixo dos três primeiros colocados (segundo as análises feitas pelos computadores).

Seleção da Alemanha(Straatosphere)

Já os times como o do Egito, da Costa Rica, da Tunísia, do Panamá e da Arábia Saudita, têm zero chances de levar o troféu para casa. Bem, depois da goleada que a equipe saudita continuar levou no jogo de estreia contra a Rússia, parece que as simulações podem ter previsto mesmo algumas probabilidades! Veja a tabela completa divulgada pelo UBS a seguir:

Tabela da Copa(Business Insider/UBS Group AG)

De acordo com Will, os resultados das análises apresentados pela financeira suíça batem com as previsões dos principais agenciadores de apostas que existem pelo mundo — que já definiram os três primeiros colocados como sendo a Alemanha, o Brasil e a Espanha. No entanto, nunca é demais lembrar que, em se tratando de futebol, embora a qualidade dos times, os talentos individuais e o nível técnico joguem papéis importantíssimos nos resultados das partidas, nunca podemos desconsiderar o fator sorte! E você, caro leitor, já tem um favorito?

Seleção espanhola(iNews/Laurence Griffiths/Getty Images)

Lembrando que o gigante financeiro Goldman Sachs usou a Inteligência Artificial para avaliar variáveis como desempenho individual de cada jogador, bem como sua a performance coletiva para prever quem seria o vencedor da Copa, e o resultado foi que a Seleção Canarinho é quem deve trazer o troféu para o nosso Brasilzão. E você, caro leitor, já tem um favorito?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: