Prints de programas da Globo estão sendo removidos do Twitter

21/06/2018 às 08:302 min de leitura

Desde a noite desta quarta-feira (20), diversas contas brasileiras no Twitter que postam imagens retiradas de programas da Globo divulgaram para seus seguidores que estavam sendo notificados via e-mail por terem cometido infrações de direitos autorais.

A medida atingiu perfis como o Reality Social, que tem 143 mil seguidores e levou o dono da conta a criar um perfil secundário. No momento da publicação dessa notícia, a conta principal havia sido suspensa.

Essas notificações informam que as contas teriam violado a propriedade intelectual da emissora ao publicar capturas de tela de jornais ou novelas na rede social. Como resultado disso, várias postagens do perfil que continham essas imagens foram apagadas do Twitter.

A situação foi denunciada pelos usuários, principalmente pelo fato de a empresa nunca ter parecido se importar com os memes criados a partir da programação dela. O caso gerou até respostas da concorrência, com a Record deixando claro que o compartilhamento de imagens dos seus programas está liberado.

Prints da Globo não foram os únicos afetados

Apesar de a atenção da maioria dos usuários estar centrada nos prints de programas da Globo, também há relatos de que imagens retiradas de outras emissoras saíram do ar.

O jornalista Vinícius Sacramento afirma ter recebido a mesma notificação por infração de direitos autorais, mas vindas da Band e da FIFA. Ele diz que os pedidos estavam relacionados a prints do reality show MasterChef e da partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo. Outros usuários também disseram que o mesmo aconteceu com programas da RedeTV.

Ainda não está claro se as notificações de retirada do conteúdo são mesmo parte de uma nova política da Globo. O TecMundo entrou em contato com a empresa em busca de esclarecimentos. Esta matéria será atualizada no momento em que houver um posicionamento sobre a situação.

Prints de programas da Globo estão sendo removidos do Twitter via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: