Descubra rapidinho qual é a diferença entre cerveja, lager e ale

09/06/2019 às 05:012 min de leitura

Se você é fã de cerveja, mas, quando o assunto são as variedades que existem, você não é lá um superentendedor, encontramos uma explicação simples e objetiva sobre qual é a diferença que existe entre a bebida convencional, as cervejas do tipo lager e ale. Aliás, você sabe o que difere uma da outra?

A culpa é do processo

De acordo com Rik Sargent, do site How it Works, as cervejas são todas as bebidas alcóolicas produzidas principalmente a partir do lúpulo, cereais, água e levedura. Assim, primeiro os grãos são aquecidos com a água — para que eles liberem açúcar no líquido — e, depois, o lúpulo é adicionado para que ele dê à mistura o sabor (e o amarguinho) que vai contrastar com o gostinho doce resultante dos açucares.

Variedades de cervejaÉ tudo cerveja, só que diferente (We Love Craft Beer)

Então, a levedura é agregada — e é ela quem reage com o açúcar para produzir álcool e dióxido de carbono. As bebidas do tipo lager e ale são cervejas também, evidentemente, mas são produzidas através de um processo de fermentação um pouquinho diferente.

Segundo Rik, no caso das ales, a levedura costuma ficar em suspensão e começa a fermentar a bebida em temperaturas um pouquinho mais altas, entre os 15 e 24 graus Celsius. Já para a produção das lagers, a levedura empregada geralmente se concentra no fundo  do recipiente usado na sua fabricação e começa a fermentar a bebida em temperaturas mais baixas, rondando entre os 5 e 12 graus.

Diferentes cervejasE é basicamente isso! (Hi Consumption)

Por conta desse processo, as cervejas do tipo lager levam mais tempo para serem preparadas do que as ales, sem falar que as temperaturas mais baixas inibem a produção de ésteres que, conforme explicou Rik, são os responsáveis pelos aromas e sabores mais frutados que as cervejas do tipo ale costumam apresentar.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: