Conheça outras 9 curiosidades sobre a Groenlândia, a maior ilha do mundo

25/08/2018 às 10:002 min de leitura

Já fizemos uma matéria contando um pouco sobre esse lugar fantástico e algumas de suas curiosidades. Como teve uma boa repercussão, decidimos falar sobre outros pontos que você talvez ainda não conheça sobre a maior ilha do mundo. Vamos descobrir juntos?

1 - População pequena

Se juntarmos toda a população da Groenlândia, não é possível lotar o estádio de futebol do Maracanã (RJ). Atualmente, pouco mais de 55 mil pessoas vivem por lá, 90% delas distribuídas em 16 cidades e o restante, em diversos assentamentos.

2 - Capital já foi uma cidade Viking

Nuuk é a capital groenlandesa, com uma população de pouco mais de 16 mil pessoas. A tradução literal significa “A Península”. Apesar de o local ter sido povoado várias vezes por esquimós ou povos vikings, por volta de 1500 os traços dessas civilizações desapareceram, e ainda não há uma explicação sobre o motivo. Já em 1728 foi fundada a cidade mais nos moldes como é conhecida hoje.

3 - Assentamentos estão desaparecendo

Seguindo a tendência global de urbanização, a maior parte dos 60 assentamentos existentes já não são mais habitados. São localizados, via de regra, em lugares que facilitam pesca ou caça, utilizando a paisagem natural para melhorar o conforto e a segurança, como ao lado de montanhas e afins.

4 - Ponto mais alto leva o nome de um Viking

O monte Gunnbjørn é o ponto mais alto da Groenlândia, com 3.694 metros de altitude. O nome escolhido foi uma homenagem a Gunnbjörn Ulfsson, o primeiro viking a chegar à ilha.

5 - Comidas exóticas fazem parte da culinária local

Por ser uma enorme ilha e com muito gelo, a culinária local é baseada em frutos do mar e alguns animais exóticos, como focas e renas. O prato nacional da Groenlândia é o Suaasat, uma sopa que contém focas, baleias, renas ou aves marinhas temperadas com sal, pimenta e folha de louro.

6 - Palavras groenlandesas famosas

Existem algumas palavras que são do nosso dia a dia e provenientes da língua groenlandesa. Por exemplo: iglu (igloo), as famosas casas dos esquimós, e caiaque (kayak).

7 - Urso-polar e animais exóticos

Considerado o animal nacional, infelizmente ele é pouco visto. Já baleias, águias, renas, focas e raposas polares são mais populares. A caça ainda é um meio de renda para uma parte da população e também um esporte. Em alguns lugares, ela é aberta a turistas, sempre com a participação de guias que garantem que a prática seja feita dentro do padrão.

8 - Foi colônia até 1953

A Groenlândia foi uma colônia dinamarquesa até 1953, mas apenas em 1981 iniciou um governo próprio. Ainda é uma monarquia, com um parlamento instituído, 31 membros e um primeiro-ministro. As relações com a Dinamarca ainda são bem estreitas, tanto que a moeda oficial é a coroa dinamarquesa.

9 - Dividida na parte geográfica e política

Se pesquisarmos geograficamente onde fica a grande ilha, vai aparecer o nome da América do Norte; todavia, quando existem debates políticos, a sua relação é com a base dos países europeus. Um ponto bem importante é que, desde 1982, a Groenlândia não faz mais parte da União Europeia  decisão motivada por questões financeiras do país.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: