4 motivos que explicam por que você está tão cansado sem ter feito nada

19/10/2018 às 09:302 min de leitura

"Cansado? Nossa, mas você não passou o dia inteiro sentado na frente desse computador?" Atire a primeira pedra quem trabalha em escritório e nunca ouviu essa frase. Acontece que você não precisa ser carregador de caminhão de mudanças para sentir dores no corpo e na cabeça depois de um dia intenso de trabalho.

Às vezes, a sensação de fadiga vem mesmo que o indivíduo tenha levantado da cadeira apenas para buscar o cafezinho ou ir ao banheiro. E, em muitos casos, a dor é física mesmo, não apenas a famosa sensação de cansaço. Mas, por quê? Existem várias explicações científicas; veja algumas das mais frequentes:

1. Sono

Não é segredo para ninguém que uma boa noite de sono pode recarregar as energias. A sensação de fadiga é muito forte quando o tempo que você passa dormindo não corresponde ao necessário para que seu organismo se recupere para enfrentar um novo dia.

Se você dormiu pouco  ou muito, pois isso também gera aquela sensação de estar "grogue" no dia seguinte , a sua produtividade é menor e, ao fim de um dia de trabalho, o saldo é mais cansaço ainda.

Isso tem um impacto até mesmo no orçamento das empresas. O sono que leva os funcionários a ficarem menos eficientes ou até mesmo a chochilar na frente da tela do computador custa anualmente 63 bilhões de dólares às empresas norte-americanas, por exemplo.

2. Estresse

O estresse não poderia estar fora desta lista. Pressão dos chefes, conflitos com clientes, metas para bater, carga de trabalho maior do que você dá conta de cumprir, falta de tempo para fazer tudo, e a lista de tarefas só aumenta. Cumulativamente, os pequenos distúrbios ocasionados por uma rotina intensa podem levar a um estresse crônico, cujos sintomas incluem o cansaço.

3. Desmotivação

Entre uma tarefa e outra, você abre o Facebook, conversa com um amigo via WhatsApp, pesquisa no Google algo sobre uma curiosidade que chamou a atenção, dá uma olhada em quais são seus próximos episódios de série para ver. Tudo parece mais interessante do que o trabalho.

Depois de horas marcadas por essas pequenas distrações e muita procrastinação, o fim do expediente está chegando, e você percebe que não cumpriu nem metade dos seus objetivos. Surpresa: você pode estar desmotivado pelo seu trabalho, e isso faz com que você se sinta culpado e cansado de tudo.

Segundo um estudo conduzido por Michael Inzlicht, da Universidade de Toronto, envolvendo 159 universidades, esse comportamento de desviar do que deve fazer é recorrente durante o dia e pode acontecer múltiplas vezes, especialmente se você não está determinado no que está fazendo.

4. Falta de energia mental

Você sabia que o cérebro ocupa 20% do oxigênio que o corpo absorve na respiração? Pois é! Quando estamos utilizando muito nossa capacidade mental, isso fica ainda mais intenso, e uma parte significativa da nossa energia é destinada a essa área.

Nenhum outro músculo do corpo ocupa esse mesmo tanto de energia e de oxigênio, exceto quando estamos fazendo exercício físico, o que explica também o cansaço depois de muita concentração.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: