7 benefícios de se adotar um cão resgatado

14/10/2018 às 10:003 min de leitura

Cada vez mais, quem deseja arranjar um amigo canino opta por feiras de adoção. Além de possibilitar que o cãozinho ganhe o carinho de uma família, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por pet shops. E essa é apenas uma das razões para se adotar um cão; por isso, listamos outras vantagens, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto.

1. Você não estará financiando canis clandestinos

Existem muito criadores sérios, que se preocupam com a saúde e o conforto dos animais, mas tratá-los dessa forma até que estejam prontos para a venda não é algo barato. Esse é o principal motivo para que existam canis clandestinos, que comercializam filhotes de raças populares a preços relativamente acessíveis. O detalhe é que essa economia geralmente é obtida via falta de cuidado e abuso de matrizes, que são forçadas a emprenhar o máximo de vezes possível — para completar, não é raro que ainda sejam descartadas na rua quando ficam velhas demais.

2. Você pode esperar o cão ideal

cachorro

Não existe impedimento em esperar um resgate em que sejam recolhidos filhotes de cães da raça com que você sempre sonhou. No entanto, uma adoção responsável deve ser feita de forma consciente e com calma, por isso conviver com os animais em feiras pode fazer seu coração derreter por um peludo no qual você nunca tinha reparado antes. E acredite: isso acontece com bastante frequência.

3. Na maioria das vezes, eles são muito sociáveis

Assim como nós, cães possuem diferentes níveis de energia, e nem todos gostam de agitação o tempo todo. As variações de comportamento podem ser observadas enquanto eles estão esperando uma família nos abrigos, para assim que encontrarem um lar possam se adaptar o mais rápido possível. Um estudo mostrou que, ao conviverem livres em um local com outros cães, eles acabam ficando mais sociáveis e possuem mais foco que animais que viveram a maior parte do tempo sozinhos.

4. Eles podem ajudar você a encontrar um novo amor

Segundo uma pesquisa, 82% dos participantes se sentiram mais confiantes ao se aproximarem de alguém que consideravam atraente quando estavam junto de seus cães. Além disso, quem publica fotos com animais aparenta mais felicidade e receptividade, algo essencial em um mundo baseado em perfis digitais.

5. Você pode conhecer melhor as características do cão

cachorro

Claro que, em um mundo ideal, cães sairiam diretamente das ruas para um novo lar. Infelizmente, não é o que acontece, e o período que eles passam em abrigos pode ser bem longo. Nesse tempo, os responsáveis acabam identificando características da personalidade do animal, que são muito úteis para direcionar a adoção a uma família que vai proporcionar o melhor ambiente para ele. 

6. Eles são vacinados e castrados

Muitas pessoas ainda relutam, mas a castração é algo bem vantajoso. Os animais tendem a ficar mais tranquilos, menos territorialistas e diversas doenças são evitadas por uma atitude relativamente simples.

Em geral, animais que estão para adoção já foram castrados e vacinados, cabendo ao adotante apenas a manutenção dessa condição. Mesmo com todo esse trabalho e custo, nem sempre é cobrado um valor pela adoção dos animais. Por isso, se você apoia a causa, doações são sempre bem-vindas!

7. Você pode optar por não pegar um filhote

Nada mais fofo que um pequeno e desengonçado filhote andando pela casa, não acha? Quando vemos vídeos e fotos postados em redes sociais, podemos morrer de amores, mas a realidade não é cor-de-rosa o tempo todo. Se você não tem condições de estar junto com seu filhote 24 horas por dia, prepare-se pois estragos são inevitáveis.

Mesmo cães com baixa energia, nos primeiros anos, parecem insaciáveis, e o mundo é um grande brinquedo a ser descoberto. Tênis, sofás e pés de cadeiras, por exemplo, podem se tornar os ossos da vez, e chegar em casa talvez não seja tão relaxante quanto antes. Mesmo com cães adultos isso é possível, mas as probabilidades costumam ser bem menores.

Os responsáveis pelo resgate ou abrigo conseguem identificar seu perfil e sugerir qual cão se encaixa melhor nele, proporcionando uma combinação que tem tudo para dar certo. Mesmo assim, a situação é novidade para ambos, e algum esforço é necessário até a rotina se estabilizar. Mas, depois disso é só alegria!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: