12 fatos que talvez você não conheça sobre a Argentina

19/02/2019 às 08:002 min de leitura

Eles são nossos vizinhos, têm jogadores de futebol excelentes, e a gastronomia é sensacional. Mas o que mais você sabe sobre os argentinos? Pensando nisso, preparamos uma lista com fatos inusitados sobre os hermanos, para ajudar quem está pensando em dar um pulo na Argentina — ou só gosta de conhecimentos aleatórios mesmo. E se você está pensando em visitar o país, confira ofertas no TripAdvisor.

1. O nome “Argentina” vem do Latim, argentum. Antigamente, existia uma lenda na Espanha sobre uma montanha de prata na Argentina, por isso os colonizadores europeus originais acreditavam que o país estaria repleto desse metal.

2. O atual Papa Francisco, 266º pontífice da Igreja Católica Romana, é natural da Argentina e o primeiro não europeu a ocupar a posição. Você sabia que ele já trabalhou até como barbeiro em seu país de origem?

(Reprodução/minutouno)

3. O argentino Quirino Cristiani criou o primeiro filme de animação do mundo: "El Apóstol", em 1917. O filme tinha 70 minutos de duração e mais de 58 mil quadros... Sendo 14 quadros por segundo.

4. Na Argentina, os furões são preparados e vendidos como cães da raça poodle toy. Eles recebem esteroides desde o nascimento e podem custar até US$ 150! Na verdade, o caso foi notícia em 2013, quando um golpista enganou várias pessoas por lá, mas a fama continua!

(Reprodução/youtube)

5. A Argentina foi o local onde o primeiro bebê do mundo foi legalmente reconhecido como tendo dois pais. Nascida em Buenos Aires, em 2012, a criança tem dois pais listados em sua certidão de nascimento. O país também foi o primeiro da América Latina a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2010. 

6. Pelo menos um em cada 30 argentinos foi submetido a cirurgia estética, e mais de 30% relataram alguma forma de transtorno alimentar. Os argentinos têm o maior índice de anorexia, perdendo apenas para o Japão, e cerca de um em cada oito pacientes tratados devido ao transtorno é homem. 

(Reprodução/Metro)

7. A Argentina foi o primeiro país a usar a impressão digital para descobrir se uma pessoa era culpada de um crime. O primeiro exemplo conhecido de impressão digital ocorreu em junho de 1892, quando a polícia recorreu a uma impressão digital feita com sangue, deixada em uma porta, para incriminar Francisca Rojas pelo assassinato de seus dois filhos. 

8. O espanhol falado na argentino é referido como “lunfardo”, que é um tipo de gíria que surgiu em Buenos Aires por volta de 1900. É mais semelhante ao italiano do que ao espanhol mexicano e pode ter surgido como uma forma de gíria criminosa.

9. A Argentina é o quinto maior produtor mundial de vinho! Nossos vizinhos hermanos são os principais produtores de vinho do mundo desde o século XVI e atualmente possuem aproximadamente 1,8 mil vinícolas. 

(Reprodução/viagemeturismo)

10. As plantas mais antigas a crescer em terra foram descobertas na Argentina e surgiram há 472 milhões de anos. Elas são chamadas de hepáticas e são muito simples, sem raízes ou caules.

11. O mais antigo dinossauro predador encontrado até hoje, o Eoraptor, foi descoberto na Argentina, em 1993. A nação tem sido local de múltiplas descobertas de dinossauros gigantescos, incluindo o Giganotossauro, que foi um dos maiores carnívoros terrestres a vagar pelo planeta, e o Argentinossauro, que se acreditava ter 38 metros de comprimento e pesar 75 toneladas. 

12. Os argentinos têm as maiores taxas de exibição de filmes do mundo. Lá também é o único país latino-americano a ter ganhado estatuetas do Oscar: em 1985, pela "La Historia Oficial" e, em 2010, por "El Secreto de Sus Ojos". No Brasil, continuamos no "quase", já que não passamos da indicação. 

(Reprodução/LadoB)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: