Coronavírus: Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio são adiadas 

24/03/2020 às 09:302 min de leitura

Diante da pandemia de coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (agendados para 24 de julho a 9 de agosto) e os Jogos Paralímpicos (datados de 25 de agosto a 6 de setembro de 2020) foram adiados oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As novas datas ficaram para "o mais tardar" no verão de 2021, conforme foi anunciado nesta terça-feira (24).

Fonte: Reuters/Reprodução(Fonte: Reuters/Reprodução)

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896, esse é o primeiro adiamento fora de um período de guerra. Anteriormente, apenas as I e II Guerras Mundiais haviam levado ao adiamento técnico e posteriormente ao cancelamento dos jogos.

"Nas atuais circunstâncias e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional", anunciou o COI em um comunicado à imprensa.

Pouco antes em Tóquio, após uma teleconferência com o presidente do COI, Thomas Bach, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou que havia "proposto adiar (as Olimpíadas) por cerca de um ano" e que o presidente do COI "aceitou 100%".

Essa decisão do COI parecia inevitável no novo contexto da pandemia de coronavírus e diante das crescentes solicitações do mundo esportivo. Enquanto isso, o revezamento da tocha olímpica, programado para começar nesta quinta-feira (26), também foi adiado.

Protegendo vidas antes de se preocupar com a economia

As consequências financeiras do adiamento das Olimpíadas de Tóquio para o verão de 2021 "não foram discutidas e não serão prioridade, o adiamento é sobre a proteção de vidas", disse o presidente do COI a vários meios de comunicação. As novas datas dos jogos de Tóquio "serão discutidas pela Comissão de Coordenação e pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio", acrescentou Bach durante uma conferência de imprensa.

Fonte: Reuters/Reprodução(Fonte: Reuters/Reprodução)

Para a edição dos jogos estava prevista a participação de aproximadamente 11 mil atletas, de 204 países, em suas 33 modalidades diferentes de esportes. Além do alto número de atletas, o COI e o comitê esperavam receber, nos 43 locais de disputas, até 5 milhões de espectadores de todo o mundo.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) previa a participação de 250 a 300 atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Até o presente momento, 178 atletas do nosso país já estavam classificados.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: