MeowTalk: o aplicativo que traduz miados de felinos para palavras

19/11/2020 às 03:002 min de leitura

Se você convive com um gato, já deve ter aprendido a decifrar o que as ações e miados dele podem significar, como fome, tédio ou completa indignação por não ter deixado que ele lhe acompanhasse enquanto usa o banheiro. Mas já pensou ter um tradutor para seu bichano, e compreender totalmente o que ele quer dizer?

Javier Sanchez, ex-engenheiro da Amazon que trabalhou na Alexa, decidiu encarar este projeto que parece até saído de uma história de ficção científica, criando o aplicativo MeowTalk, que pode supostamente é capaz de decifrar a linguagem secreta dos felinos.

(Fonte: MeowTalk/Reprodução)
(Fonte: MeowTalk/Reprodução)

“Por 10 anos, eu sabia que havia dados e ciência por trás da ideia de que os gatos têm um vocabulário. Eu percebi que poderíamos fazer um aplicativo e mais especificamente um SmartCollar para transformar miados em fala humana. Eu pela minha experiência de trabalho com a Alexa, compreendia que a tecnologia estava lá para traduzir estes sons em palavras e intenções gerais”, explicou Sanchez, que agora é gerente de projeto na empresa de tecnologia Akvelon, criadora do app.

Javier também afirmou que todo o conceito foi um desafio monumental, pois visa resolver um problema muito complexo com tecnologias mais simples, e que a companhia foi pioneira neste mercado de compreensão felina pois possui os profissionais necessários para lidar com uma proposta como esta.

(Fonte: MeowTalk/Reprodução)
(Fonte: MeowTalk/Reprodução)

O software foi criado por dois desenvolvedores, um cientista de dados e um especialista em vocalização de bichanos por um período de cinco meses, e utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para compreender os sons que cada peludinho emite, sendo possível gravar os barulhos e ajustar o programa quando acreditar que a interpretação foi precisa, para treinar a ferramenta a reconhecer a vocalização e as intenções específicas de cada felino.

“O MeowTalk não é estático; em vez disso, aprende e evolui com cada tradução confirmada, adicionando ao seu corpus, da mesma forma que adicionaríamos novas palavras em nossos próprios bancos de memória ou programas de processamento de linguagem”, disse Constantine Korovkin, COO e cofundador da empresa.

(Fonte: MeowTalk/Reprodução)
(Fonte: MeowTalk/Reprodução)

É claro que o aplicativo ainda não é perfeito e pode errar muitas vezes, mas já virou uma febre entre os pais de pets, com mais de 100 mil downloads no Google Play. O legal é que ele é gratuito para usuários de iOS e Android, e quem quiser desbloquear todas as funções só precisa desembolsar US$ 0,99 (cerca de R$ 5).

E aí, que tal testar o MeowTalk e descobrir o que o seu gato realmente está querendo dizer?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: