Jogador de hóquei morre após ser atingido por disco na cabeça

16/03/2021 às 13:302 min de leitura

A Federação Russa de Hóquei no Gelo comunicou nesta terça-feira (16) a morte do jogador Timur Faizutdinov, de 19 anos de idade, que era atleta do time júnior do Dynamo São Petersburgo. Ele foi atingido na cabeça pelo disco utilizado no jogo durante uma partida contra o Loko Yaroslavl, na Rússia, na última sexta-feira (12).

Pouco depois que o disco atirado por um adversário o atingiu, o jogador de hóquei colocou as mãos na cabeça e desmaiou. Na sequência, ele foi atendido pela equipe médica presente ao local, mas precisou ser retirado dali de maca e levado a um hospital na cidade de Yaroslavl, que fica ao norte de Moscou, onde a partida era disputada.

O tweet abaixo mostra o momento em que o jogador de hóquei no gelo russo é atingido pelo disco na cabeça, enquanto recuava para a zona defensiva, e cai ferido no gelo (a imagem é forte):

Internado desde aquele dia, o esportista acabou não resistindo e faleceu nesta terça. “Os médicos lutaram por sua vida, mas, infelizmente, o atleta não pôde ser salvo. A Federação Russa de Hóquei no Gelo expressa suas mais profundas condolências à família e amigos de Timur”, lamentou a entidade, em nota.

Homenagens a Faizutdinov

Nomeado capitão do time de hóquei Dynamo São Petersburgo no início da temporada, Timur Faizutdinov já havia disputado um total de 183 partidas pela equipe até sofrer o acidente. No impacto, o atleta teve o osso temporal fraturado, danos na artéria carótida e hemorragia cerebral, segundo a imprensa local.

Em homenagem a ele, a liga local informou que todas as partidas do playoff programadas para os próximos dias 17 e 18 serão dedicadas à memória do jovem jogador e iniciarão com um minuto de silêncio.

(Fonte: Twitter/SKA Ice Hockey Club)(Fonte: Twitter/SKA Ice Hockey Club)

“A Kontinental Hockey League está profundamente triste com a morte prematura do jogador do JHL Dynamo St. Petersburg, Timur Fayzutdinov, após ele ter sofrido um ferimento na cabeça durante um jogo do JHL no dia 12 de março”, disse a liga em comunicado. “Enviamos nossas mais profundas condolências a sua família e amigos. Nossos pensamentos estão com eles neste momento difícil”, concluiu.

Causa da morte

Ainda não há um boletim médico oficial sobre o que exatamente causou a morte do jogador, mas o neurocientista Fabiano de Abreu, também colunista do Mega Curioso, levantou uma hipótese: "O disco atingiu e causou uma fratura na região do osso temporal, causando uma lesão na artéria carótida, um vaso importante do sistema cardiovascular que envia sangue do coração para o cérebro, fornecendo oxigênio e nutrientes".

"O impacto causou lesões que limitaram o suprimento de sangue para o cérebro, causando a hemorragia cerebral. Quando acumulado muito sangue no cérebro, há uma herniação cerebral — aumento da pressão intracraniana — desligando diferentes áreas importantes do órgão, entre elas o controle da respiração. O próprio osso pode danificar a região ao estilhaçar", explicou o neurocientista.

Fabiano de Abreu concluiu: "Ele teve azar, já que [o disco] atingiu uma das poucas regiões vulneráveis no capacete de hóquei, na região da orelha. Isso serve de alerta para que se construam capacetes que também possam cobrir essa região para evitar este tipo de tragédia".

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: