8 inspirações para quem quer assumir os cabelos grisalhos

05/05/2021 às 07:003 min de leitura

Nos últimos anos, uma infinidade de estereótipos sobre como as mulheres devem se parecer começaram a ser derrubados: peso, roupas, maquiagem, cor da pele... Porém, um dos padrões mais difíceis de derrubar é o dos cabelos brancos: enquanto os homens grisalhos são considerados charmosos, as mulheres simplesmente costumam pintar suas madeixas, já que o envelhecimento é um grande tabu para elas. 

Algumas pessoas estão nadando contra essa maré e incentivando o visual mais natural, como já mostramos nesse outro post. Hoje, o assunto é a Grombre, uma comunidade internacional de mulheres que compartilham histórias e dão apoio, umas às outras, na transição para seus cabelos grisalhos e naturais. 

A iniciativa começou em 2016, com um perfil no Instagram que, hoje, tem mais de 230 mil seguidores. Mulheres de todo o mundo mandam suas fotos e contam suas histórias. Nós destacamos algumas das mais inspiradoras a seguir (alguns depoimentos foram editados do original por questões de clareza ou tamanho).

1. "Onde você pinta seu cabelo?"

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Nos últimos 10 ou 15 anos, eu pintei meu cabelo. Há três anos, eu tive que fazer um transplante de medula e decidi deixá-lo nascer naturalmente. Como cabelos cinzas são um grande ícone fashion agora, muitas pessoas me perguntam se eu trato meu cabelo quando, na verdade, eu só cuido bem do meu tom cinza natural". — Lauren Cima

2. Não colorir também é uma opção

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Eu comecei a ter cabelos grisalhos com vinte e poucos anos. Eu os colori por muitos anos, enquanto eu quis, e parei quando eu não quis mais. No ano passado, eu decidi não colorir mais meus cabelos, porque  não queria colocar mais química no meu corpo. 

Pessoalmente, eu não vejo muita diferença em mim, mas eu percebo que é diferente para os outros. De vez em quando, eu percebo as pessoas olhando para mim de jeitos diferentes. Alguns perguntam minha idade, dizem que eu pareço estranha... Eu estou me acostumando com isso agora. Eu acho que não há problema nenhum com colorir seu cabelo, mas eu quero que as pessoas percebam que não colorir também é uma opção". — Chanchal Badsiwal.

3. Eu pensei no tempo com minha família

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Em maio de 2017, eu estava em uma viagem com minha família e minhas raízes brancas já estavam aparecendo bastante. Eu estava no banheiro, olhando para os frascos de tintura na bancada, e pensei na minha família, no meu filho de um ano e meio e nas 2 ou 3 horas que eu já tinha perdido de passar com eles. Pensei também nas duas horas a mais que eu precisaria para aplicar a tintura, esperar, passar condicionador, arrumar meu cabelo... E eu estava cansada. Naquele momento, sem que eu soubesse, a minha jornada com os cabelos grisalhos começou". — Shelli G.

4. Comecei a ter cabelos brancos no primário

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Minha mãe notou meu primeiro fio branco quando eu estava no primário. Eu nunca pintei meu cabelo e sempre assumi minhas mechas grisalhas. Mesmo que eu tenha sofrido pressão de amigos e família para pintar meu cabelo, nunca fiz isso. Algumas pessoas até acham que eu faço luzes no salão! Eu amo meu cabelo e os elogios que eu recebo fazem eu me sentir bonita e única". — Kaella Stephenson. 

5. Pensavam que eu tinha parado de me cuidar

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"No começo, minha família e amigos ficaram confusos e pensaram que eu estava deixando de me cuidar. Mas eu expliquei que, na verdade, eu estava assumindo minha beleza natural. Eu aprendi que ser diferente é bonito". — Denisse.

6. Assumi meus brancos e estou muito feliz

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Eu tive muitos problemas de saúde e um efeito colateral das toxinas no meu corpo foi que meu cabelo ficou grisalho muito rápido. Eu escolhi assumir minhas "luzes" e estou muito feliz que eu fiz isso". — Daphne June Evans

7. Eu queria liberdade para envelhecer com elegância

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Eu tenho cabelo bem grosso e ele cresce muito rápido. Por isso, eu estava gastando muito dinheiro e tempo mantendo-o. Minha família e amigos eram contra minha decisão de assumir os grisalhos. Simplesmente, era uma questão de me aceitar e me amar. Eu só queria liberdade para envelhecer com elegância". — Ann Luna.

8. Assumindo os grisalhos na gravidez

Fonte: GrombreFonte: Grombre

"Depois que meu quarto filho nasceu, em 2014, meu cabelo estava fino, seco e nada saudável. Mais de 20 anos de tinturas, hormônios e estresse prejudicaram demais meu cabelo. Então, eu decidi nunca mais pintá-lo. Eu não conhecia ninguém que tivesse 36 anos e fosse grisalha. Eu estava tão assustada, mas determinada a ver onde ia dar. 

Dois anos depois, grávida do meu caçula, meu cabelo terminou de se livrar da tintura. Ele estava mais forte, mais saudável. Muitas mulheres me perguntam como foi deixar os brancos crescerem, comentam como gostariam de se livrar das tintas. Eu fico muito triste toda vez que ouço isso. As mulheres se sentem obrigadas porque a sociedade diz que devemos lutar contra o envelhecimento com uma caixa de tintura" — Misty Ivie.

Há muitas outras histórias interessantes no perfil e a gente poderia fazer vários posts com elas. Com qual você mais se identificou? Você tem alguma história com cabelos grisalhos? Conte nos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: