Você já imaginou o quão sujos podem estar o seu PC e video game?

05/05/2021 às 07:003 min de leitura

Post patrocinado

Durante o nosso cotidiano, entramos em contato com uma série de objetos. Nesse período de isolamento social, um item das casas que recebeu especial interação foi o video game, provavelmente para ajudar a dar vazão ao estresse desse momento. Porém, você já ficou curioso e parou para pensar o quão sujo é o seu video game? E os seus periféricos e o seu computador?

Essa é uma curiosidade que pode ser respondida com base em um artigo publicado no blog da Betway, site de eSports bets. A publicação, recheada até mesmo com materiais interativos e infográficos, mostra que os video games e o computador podem ser mais sujos do que um assento de vaso sanitário, o qual tem uma média de 30 bactérias.

E os consoles e o PC, como se saíram nessa análise?

Metodologia

Esse experimento bastante curioso conduzido pelo time de esports bets da Betway levou em conta 12 conjuntos de consoles e computadores selecionados aleatoriamente em um grupo de jogadores. Para efeito de comparação, também foram analisados uma mesa de cozinha e um assento sanitário, outras áreas bastante propensas à proliferação de bactérias.

Ao analisar os consoles, diversas partes foram consideradas, incluindo os controles. No caso dos PCs, foram inspecionados mouse, teclado e até gabinete em busca da maior concentração de bactérias.

O resultado? Você vai se surpreender.

O ranking dos consoles mais sujos

Video game sujoQual será o console mais sujo entre todos?

Antes de entendermos qual é o console mais sujo (indo do melhor para o pior), é importante destacar que todos “reprovaram” miseravelmente nos testes. Isso significa que todos obtiveram, em algum momento, índices que mostraram que os video games podem ser muito sujos.

Além de curiosa, essa informação desperta a atenção para a necessidade de limparmos com mais frequência os objetos com que temos contato constantemente, especialmente consoles e o PC.

O video game mais limpo entre todos é o Switch, o console da Nintendo. O portátil apresentou uma média de apenas 55 unidades de bactérias formadoras de colônia por amostra, um número pouco acima dos 30 encontrados em vasos sanitários. Já os Joy Cons (os controles) apresentaram uma média ligeiramente maior, de 62,5.

O segundo colocado, do mais sujo para o mais limpo, é o Xbox. Os testes indicaram uma média de 62,5 unidades de bactérias por amostra colhida, e 82,5 nas áreas em que o jogador tem mais contato. Algumas amostras indicaram números exorbitantes – por exemplo, 5.614 unidades formadoras de colônias nos botões do controle –, algo que felizmente não foi uniforme em todas as análises.

O PlayStation assume a posição de console mais sujo entre todos, com uma média de 72,5 bactérias formadoras de colônias por amostra colhida. Nos joysticks e botões, esse número subiu para 190 e chegou a 650 em algumas amostras específicas, revelando que o video game realmente acumula muita sujeira.

Porém, o PC definitivamente é o maior acumulador de bactérias. No mouse, as amostras indicaram uma média de 247,5 unidades formadoras de colônias – número pouco menor do que se espera encontrar em uma superfície de cozinha. O botão de ligar do computador também registra um número impressionante: de 115 unidades formadoras de bactérias.

Que tipo de bactérias foram encontradas nos computadores e video games?

É muito ruim saber que os nossos video games e computadores ficam tão sujos assim, não é mesmo? Porém, pior ainda é descobrir a que tipo de bactérias nós estamos nos referindo. O time da Betway fez essa análise também, e o resultado você encontra no infográfico abaixo.

sujeira video gameOs tipos de bactéria encontrados nos consoles.

Como limpar o PC e o video game para eliminar a proliferação de bactérias?

Este texto – e o publicado no blog da Betway – seriam incompletos sem um guia básico de como limpar o seu computador e seus video games. Afinal, exibimos aqui os mais sujos e identificamos quais são as bactérias presentes em cada um deles. Mas agora é preciso “arregaçar as mangas” e limpar muito bem cada console para eliminar essa sujeira.

O tutorial a seguir é bem básico e pode ser incrementado de várias maneiras. Contudo, se você não tem o costume de higienizar seus aparelhos, esse já é um excelente começo. Confira o passo a passo de como limpar seu computador e video game:

  • Certifique-se de que o dispositivo (PC ou console) está totalmente desligado para evitar qualquer tipo de acidente que possa prejudicar o aparelho.
  • Em seguida, utilizando um pano úmido com uma solução de limpeza (sem alvejante), passe em todas as superfícies plásticas de forma delicada e sem encostar nos componentes eletrônicos.
  • Para limpar as partes elétricas (quando acessíveis), utilize somente um pano seco, removendo a poeira – não use nenhuma solução líquida, pois isso pode estragar o seu dispositivo.
  • Por fim, é importante também fazer a limpeza dos arredores do seu aparelho.

Pronto! Dessa forma, você garante que o seu sistema de entretenimento esteja minimamente limpo e terá menos riscos de contaminação ao entrar em contato com eles. Também é importante destacar que essa higienização do PC e video game precisa ser realizada com frequência para manter o ambiente livre da proliferação de bactérias prejudiciais.

*****

E você, o que achou desse estudo curioso conduzido pelo time de esports da Betway? Você já sabia que o seu video game e PC eram mais sujos do que o vaso sanitário?

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: