Há 1.500 anos, maias já tinham bonequinhos com capacete removível

17/05/2021 às 03:002 min de leitura

Na última semana, a imagem de um simpático bonequinho antigo com seu capacete removível viralizou no Twitter — foram mais de 58 mil likes. O comentário irônico: "as action figures estão por aí há um bom, bom tempo". Isso porque o tal boneco, feito de cerâmica, é um achado arqueológico do povo maia, de cerca de 1500 anos atrás. Olá, Max Steel e Funko Pop, esses são seus tataravós!


O action figure das antigas impressionou pela sua complexidade, já que tinha até um capacete removível de cerâmica — e você achando que sua Barbie ginasta, que movia todas as articulações, era moderna! Contudo, ele não é um brinquedo de criança: de acordo com os arqueólogos, ele faz parte do ritual de enterro de um rei!

Boneco não... Um anão sagrado!

O boneco faz parte de uma exposição de sobre o povo maia no LACMA (Museu de Arte do Condado de Los Angeles, na sigla em inglês) e foi escavado da tumba de um rei, em um sítio arqueológico na Guatemala. 

Os especialistas explicam que os rituais desse povo incluíam vários bonequinhos no túmulo, para relembrar a vida do morto e celebrar sua passagem para outro plano. Por isso, as pessoas faziam vários outros bonecos bem complexos, alguns representando o próprio rei e sua rainha. Todos os detalhes das roupas e acessórios da realeza maia são retratados nos pequenos bonecos de cerâmica. Veja:

Esses bonecos representam a rainha e o rei morto (Imagem: LACMA/Reprodução)Esses bonecos representam a rainha e o rei morto (Imagem: LACMA/Reprodução)

Já este outro boneco, a seguir, representa o rei morto, acompanhado por seu "espírito animal", um veado mágico. O bicho tem até um colar oval, com um pingente em forma de T, símbolo maia da respiração, do vento e da vida. Os arqueólogos explicam que os bonecos eram dispostos em círculos no túmulo.

O rei e seu espírito animal (Imagem: LACMA/Reprodução)O rei e seu espírito animal (Imagem: LACMA/Reprodução)

Os bonecos dispostos em círculos para representar a vida e morte do rei (Imagem: LACMA/Reprodução)Os bonecos dispostos em círculos para representar a vida e morte do rei (Imagem: LACMA/Reprodução)

Por fim, o boneco de capacete que chamou atenção para essa história (Imagem: LACMA/Reprodução)Por fim, o boneco de capacete que chamou atenção para essa história (Imagem: LACMA/Reprodução)

Mas, se os bonecos não eram brinquedos, e sim parte de um ritual... o que significa o action figure com capacete removível que viralizou no Twitter? Ele representa os anões boxeadores, que travavam lutas ritualísticas sagradas para atrair chuvas à região.

Nos comentários, houve quem associasse o boneco com capacete com personagens da nova série de Star Wars, The Mandalorian. Mas, convenhamos que ser um anão que luta boxe sagrado é tão ou mais interessante. Será que eu acho um desses para comprar?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: