Por que os bolsos femininos são tão pequenos?

21/06/2021 às 14:002 min de leitura

Se você é uma mulher, já deve ter percebido que a maioria dos bolsos das suas calças jeans não costumam servir para guardar muita coisa. Confeccionados em tamanhos menores do que em modelos masculinos, essa disparidade no formato dos bolsos pode causar estranhamento nas pessoas e até mesmo um pouco de raiva.

Afinal, por que os bolsos femininos são tão pequenos? Para isso, precisamos entender um pouco mais sobre a história desse compartimento utilitário encontrado nas peças de roupa e como o passado da moda feminina pode ter influenciado os modelos disponíveis no mercado atualmente. Olha só!

Design original

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os bolsos das calças nem sempre apareceram no mesmo formato que podemos enxergar nos dias de hoje. Especialmente no caso das mulheres, os bolsos, na verdade, eram vendidos como peças separadas que poderiam ser utilizados com qualquer tipo de roupa de maneira intercambiável. 

No período entre os séculos XVII e XIX, os bolsos eram usados sob as saias femininas e acima das anáguas — peça vestida debaixo do resto da vestimenta para inibir transparência ou gerar volume. Sendo assim, o acesso a esse compartimento só era possível por meio de aberturas laterais localizadas entre as camadas de roupa.

Por outro lado, os bolsos masculinos sempre foram inerentes aos designs das roupas e não mudaram muito com o passar dos anos. Isso fez com que os modelos modernos para as peças masculinas tivessem que se adaptar menos à modernidade do que as peças femininas.

Fora de moda

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os bolsos começaram a sair de moda no vestiário feminino ao fim da década de 1790. Com o surgimento das bolsas de mão, o compartimento deixou de ser útil e passou a aparecer nas roupas mais como um objeto decorativo. A transição para as bolsas continuou sendo feita até a década de 1920, enquanto os bolsos ainda eram essenciais para os homens.

De acordo com um estudo feito pela empresa Pudding, atualmente os bolsos das mulheres são 6,5% mais estreitos e 48% mais curtos do que seus equivalentes masculinos. Com o passar do tempo, o tema também virou tópico da luta por igualdade — visto que as bolsas de mão são muito mais fáceis de serem roubadas do que itens guardados em bolsos.

Dessa forma, é possível que as transformações na percepção da sociedade perante o mundo da moda provoquem mais mudanças no futuro e os bolsos femininos ganhem um aumento de tamanho para as próximas gerações.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: