Brasileiros: aprendam a fazer um boneco de neve!

30/07/2021 às 05:002 min de leitura

Entre os dias 28 e 29 de julho, 80 cidades da região Sul registraram neve. Com essa situação, as redes sociais foram tomadas com fotos desse momento e, claro, que ele não poderia ficar de fora: o boneco de neve.

Como no nosso país não é comum ter neve com tanta frequência e em grande quantidade, o fato se torna um momento único. Na tentativa de eternizar esse momento, várias pessoas criam um boneco de neve inspirado nos filmes americanos. Contudo, as versões brazucas nunca chegam aos pés das gringas.

Mas por que isso acontece? Será falta de jeito do brasileiro com artesanato ou tem algum motivo maior por trás disso? 

O meme do boneco de neve brasileiro 

O meme do boneco de neve feio voltou à tona com as quedas de temperatura, mas o bullying com a nossa versão é antigo. Em 2013, com a passagem de uma massa polar no país, vários gaúchos resolveram criar suas versões do boneco de neve. Infelizmente, na tentativa de fazer uma releitura do Olaf, o boneco de neve do filme Frozen, nós acabamos criando versões não tão amigáveis do personagem. 

Com falta de matéria-prima adequada, os brasileiros acabam criando versões curiosas do tradicional boneco de neve. (Fonte: Twitter/Reprodução)Com falta de matéria-prima adequada, os brasileiros acabam criando versões curiosas do tradicional boneco de neve. (Fonte: Twitter/Reprodução)

Por que os bonecos de neve no Brasil são feios?

Para além da falta de experiência na criação dos bonecos de neve, os especialistas explicam os motivos que dificultam o processo. Primeiramente, é importante entender que existem vários tipos de neve. 

Por exemplo, esquiadores preferem a neve que acabou de cair e está bem fofinha, pois isso ajuda na hora de esquiar. Outro ponto importante, é a quantidade de neve necessária para criar um bom boneco. O meteorologista da Univali Sergey Alex de Araújo explica que para fazer um boneco bonito é preciso de 30 centímetros de neve.

Em 2021, novamente uma série de fotos têm aparecido na timeline dos usuários, mas há uma grande diferença entre expectativa e realidade das criações. (Fonte:Twitter/Reprodução)Em 2021, novamente uma série de fotos têm aparecido na timeline dos usuários, mas há uma grande diferença entre expectativa e realidade das criações. (Fonte:Twitter/Reprodução)

Porém, as incidências de neve no país são passageiras e duram apenas algumas horas, não sendo suficiente para cair no chão e acumular uma boa camada da matéria. Assim, na hora de montar o boneco, além da neve derreter fácil, acabamos utilizando uma mistura de sujeira e terra, que acaba deixando nossos modelos medonhos.

 Portanto, o nosso problema nem é a qualidade da neve, mas sim a falta de quantidade dela. Vale lembrar que, sempre que vemos os bonecos em filmes, há camadas imensas de neve e fica bem claro de que naquele local neva a dias ou que houve uma grande nevasca.

Como montar um boneco de neve perfeito? 

Agora que você já sabe quais são os principais motivos que impedem a criação de belos bonecos de neve, aqui vão algumas dicas. Primeiramente, a neve precisa estar boa para ser moldada. O ideal é que ela esteja úmida, mas em pedaços. Caso ela esteja muito seca e firme, você pode molhá-la um pouco para soltar os blocos. 

Outro erro que cometemos é montar o boneco no meio do chão, ali mesmo onde a neve caiu. Nesse caso, acabamos misturando grama, lama e sujeira. Portanto, procure um local plano e na sombra e que tenha uma base boa com neve. 

Como temos pouca quantidade de neve, nosso boneco deve ser uma versão em miniatura. Pegue a neve limpa e forme duas bolas, uma maior para a base e uma menor para a cabeça. 

Depois é hora de usar a criatividade, os galhos servem como braços, sementes podem compor o rosto e não esqueça de colocar um cachecol e um gorro no boneco. Agora sim, só fazer pose e xiiis, pronto para postar nas redes sociais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: