6 motivos para o Jalapão ser seu próximo destino turístico

07/05/2022 às 11:002 min de leitura

Com área equivalente ao estado de Sergipe, o Jalapão é uma região localizada no estado do Tocantins, Norte brasileiro. Foi transformada em parque por força da Lei Estadual n.º 1.203/01, o que garantiu que recebesse recursos públicos para sua preservação.

É cortada por rios, riachos, ribeirões e possui uma das faunas mais ricas de nosso território. Sua baixa densidade populacional (0,8 habitante por quilômetro quadrado) é fundamental para a preservação de sua riqueza natural. Conheça mais.

1. Suas piscinas naturais aquecidas

(Fonte: Cléber Demori/Wikimedia Commons)(Fonte: Cléber Demori/Wikimedia Commons)

Conhecidas como fervedouros, as piscinas naturais do Jalapão são famosas pelas águas quentes e transparentes. Elas são formadas a partir da nascente de um rio subterrâneo, e estão entre as melhores e mais procuradas atrações da região.

Essas piscinas contêm gases na água, que impedem que as pessoas afundem. Isso ocorre por conta da pressão exercida pela presença dos gases, fenômeno chamado de ressurgência. Deste modo, mesmo que você não saiba nadar, não afundará.

2. Uma região de águas cristalinas

(Fonte: Felipe Vannoni/Wikimedia Commons)(Fonte: Felipe Vannoni/Wikimedia Commons)

A região é abundante em água, e uma das razões para sua beleza é como rios, cachoeiras e fervedouros são cristalinos, sendo possível ver o fundo de alguns deles. As imagens são dignas das melhores pinturas.

Como há grande concentração de carbonato de cálcio na água, qualquer substância sólida que caia na água acaba calcificada e, posteriormente, afunda. Desta forma, o efeito de água clara e limpa se mantém.

3. A trilha da Serra do Espírito Santo

(Fonte: Rodrigo Fernandes/Wikimedia Commons)(Fonte: Rodrigo Fernandes/Wikimedia Commons)

Fazer a trilha da Serra do Espírito Santo pode não ser para todos, já que o grau de dificuldade é considerado médio-alto. Entretanto, apesar da subida íngreme em parte do percurso de 8 quilômetros, a vista da região vale o esforço.

A união das dunas, da terra, dos paredões, da vegetação e do céu dá contornos inesquecíveis ao passeio. Poucas vistas são tão belas no Jalapão quanto o nascer e o pôr do sol no topo da Serra. Agora, se for se aventurar, planeje com muito cuidado.

4. As dunas do Jalapão

(Fonte: Rubens Vianna Filho/Wikimedia Commons)(Fonte: Rubens Vianna Filho/Wikimedia Commons)

Talvez por se falar pouco, parte das pessoas não saiba que o Brasil é um país que possui lindas dunas. E nem precisa ir até Natal, onde as mais conhecidas estão, porque uma mais próxima e acessível fica no Parque Estadual do Jalapão.

Com cerca de 40 metros de altura e formada por uma fina areia, produto de uma longa erosão de rochas, as dunas da região estão localizadas próximas à Serra do Espírito Santo. Um lago percorre o caminho que divide a vegetação e a faixa de areia. É espetacular.

5. As incríveis aventuras da Cachoeira da Velha

(Fonte: Gabriel Castaldini/Wikimedia Commons)(Fonte: Gabriel Castaldini/Wikimedia Commons)

A água que percorre o parque forma, em alguns locais, estonteantes quedas d'água. Uma delas, conhecida pelo nome de Cachoeira da Velha, abriga atrações como rafting nas corredeiras, além de caminhos para uma pequena trilha.

São duas quedas com 20 metros de altura, aproximadamente, localizadas a pouco mais de 100 quilômetros de Mateiros, um dos municípios que abriga o parque estadual.

6. Os paredões rochosos que já foram mar

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Admirar os paredões que compõem o cenário do Jalapão fica muito mais interessante quando se sabe que ali, há milhões de anos, tudo estava coberto de mar.

Cientistas afirmam que mudanças climáticas e atmosféricas foram responsáveis por fazer com que a água do mar fosse retrocedendo aos poucos. Essa ação abriu espaço para que outros fatores interferissem na paisagem, como o vento, o sol, o homem e outros organismos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: