5 estádios de futebol com arquitetura bizarra

16/05/2022 às 04:002 min de leitura

O futebol é o maior esporte do planeta e comove bilhões de pessoas em diversas nações pelo mundo. Fãs apaixonados saem de suas casas todos os finais de semana para apoiar seus clubes do coração em seus estádios favoritos, construídos para acomodar os aficionados durante os 90 minutos de jogo.

Durante os anos de Copa do Mundo, vemos grandes gigantes de concreto surgindo por aí e estádios cada vez mais tecnológicos têm se tornado uma tendência. E como cada estádio que surge pelo mundo possui um design próprio, isso também significa que existem projetos minimamente duvidosos por aí. Confira só cinco dos estádios de futebol mais bizarros construídos até hoje!

1. Plataforma Flutuante de Marina Bay

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Cingapura não é exatamente um país conhecido por sua proeza no futebol, mas facilmente entra para a lista de estádios mais bizarros com a Plataforma Flutuante de Marina Bay — um campo construído sobre o mar com capacidade para 9 mil espectadores.

O projeto surgiu como um estádio temporário para um país sem muito espaço territorial, mas tornou-se tão popular que foi mantido permanentemente. A criativa ideia de construir um estádio que flutue na água realmente agradou os moradores da região.

2. Estádio Nacional de Kaohsiung

(Fonte: Sean Hsu/Shutterstock)(Fonte: Sean Hsu/Shutterstock)

Já imaginou assistir a uma partida de futebol em um dragão adormecido? Essa é a proposta criada pelo Estádio Nacional de Kaohsiung, um estádio em Taiwan projetado pelo japonês Toyo Ito e inaugurado em 2009. Este colossal estádio é coberto por painéis solares, que fornecem energia suficiente não apenas para as necessidades do estádio, mas também para a área local.

Desde então, essa é a casa da seleção de Taiwan. Como foi construído com uma pegada ecológica, o estádio ainda foi planejado para uma boa quantidade de vento natural e não necessita de ar condicionado artificial para refrescar os até 55 mil torcedores presentes.

3. Mmabatho Stadium

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Com capacidade para 59 mil torcedores, o Mmabatho Stadium, na África do Sul, é uma verdadeira obra de arte no formato de um estádio. O projeto é bem diferente de qualquer coisa e foi construído por uma empresa israelense em Mafikeng no ano de 1981.

A arquitetura da arena é tão bizarra que fica até difícil descrevê-la em palavras. Os ângulos bizarros tomados pela arquibancada realmente devem criar uma experiência na hora de ver um jogo ali. Entretanto, o Mmabatho Stadium é considerado um grande "elefante branco" sul-africano e mal é usado nos dias atuais. 

4. Ecostádio Janguito Malucelli

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Em uma lista sobre futebol, o país pentacampeão mundial não poderia ficar de fora. Por esse motivo, o Ecostádio Janguito Malucelli obteve a vaga como o representante brasileiro. O estádio foi construído nas redondezas de Curitiba e é conhecido por sua arquitetura ambientalmente sustentável.

O terreno já foi casa do J. Malucelli e comporta 6 mil pessoas. O Ecoestádio foi construído em 2007 e não precisou nem um pouco de concreto para sua estrutura, uma vez que a grande arquibancada foi construída em um declive próximo ao campo. O restante da infraestrutura foi feita com madeira de reflorestamento. 

5. Igraliste Batarija

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Durante a Idade Média, a cidade de Trogir, na Croácia, foi conquistada pelos romanos, que construíram inúmeras igrejas, catedrais e castelos por seu território — algo que serviria como espaço para um dos estádios mais curiosos do mundo todo. O NK Trogir é um clube de futebol local fundado em 1912 e que de alguma forma herdou um estádio construído bem no meio da parte velha da cidade, o Igraliste Batarija.

Atrás de um dos gols está posicionada a Torre de São Marcos, construída no século XV, e atrás do outro está a Fortaleza Kamerlengo, que foi construída no século XIV e serviu de cenário para a série Game of Thrones. O campo possui capacidade para apenas 160 torcedores, mas esses sortudos poderão ter uma vista magnífica enquanto desfrutam do jogo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: