Como funciona o procedimento de remoção de tatuagem a laser?

02/04/2023 às 07:002 min de leitura

Fazer uma tatuagem é uma decisão importante: seja marcando na pele uma lembrança importante, algo que amamos ou admiramos, ou até mesmo só uma arte que achamos sensacional. 

Porém, como tudo na vida, às vezes bate um arrependimento, e aí o jeito é ou cobrir o desenho com outro, ou tentar remover utilizando laser. Mas como esse procedimento funciona? E será que dói muito?

Como funciona a remoção de tatuagem a laser?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Quando tatuamos algo, a tinta é alojada na camada mais profunda da pele por meio de agulhas de diferentes profundidades. O processo de remoção utiliza uma técnica chamada Q-switching, que cria pulsos de luz intensa e concentrada por alguns nanosegundos para quebrar as partículas de tinta em pedaços menores, que serão eliminados pelo sistema imunológico do corpo.

O laser é ajustado para uma frequência específica, que é absorvida seletivamente pela tinta da tatuagem sem danificar a área ao redor. Todo o procedimento é iniciado com a limpeza da parte que será tratada, a aplicação de um gel protetor e, então, a passagem do aparelho sobre o local tatuado, com o objetivo de atingir a tinta sem queimar a pele. 

Vale lembrar que nenhuma arte irá desaparecer com apenas um dia de tratamento, e dependendo do tamanho e cor, podem ser necessárias de cinco a dez sessões para removê-la completamente, com pigmentos pretos e azulados sendo os mais fáceis de serem eliminados.

Além disso, é recomendado que seja feito um intervalo de até seis semanas entre os tratamentos, para permitir a recuperação da pele e a eliminação dos fragmentos do organismo.

Efeitos colaterais e segurança em primeiro lugar

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O paciente pode sentir uma sensação de ardor ou picada, mas, em geral, a dor é suportável. Porém, dependendo do local da tatuagem, o profissional pode optar pela utilização de um creme anestésico para diminuir o desconforto.

Após a sessão, pode ocorrer inchaço, vermelhidão e crostas na área tratada, mas esses sintomas geralmente desaparecem em alguns dias. É importante seguir as instruções recebidas por quem está administrando o tratamento para cuidar da pele após o procedimento, como evitar a exposição ao sol e usar protetor solar.

Além disso, por mais que a remoção por laser seja segura e eficaz, ainda é possível causar cicatrizes, mudanças na cor da pele como hipo ou hiperpigmentação, infecções ou reações alérgicas.

Para quem está considerando apagar uma tatuagem, o passo mais importante é marcar uma avaliação com um profissional adequado e que já tenha experiência com esse tipo de procedimento, até para descobrir quantas sessões serão necessárias e quais os cuidados corretos para o seu caso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: