Além das lives NPC: quanto dá para faturar com cosplay?

04/10/2023 às 09:453 min de leitura

Post patrocinado

Só se fala nisso: as lives NPC tomaram conta da internet nas últimas semanas, e essa atividade de entretenimento remunerada ficou conhecida a nível nacional. Mas você sabia que nem só de live NPC vivem os artistas que faturam se vestindo de personagens? O cosplay, hobby conhecido há anos, principalmente no universo geek, também pode ser fonte de renda para quem se interessa pela venda de conteúdo na internet.

Atualmente, o cosplay não é apenas uma forma de demonstrar amor ou admiração por personagens de filmes, séries e jogos; é também uma indústria em crescimento que movimenta dinheiro em diversos setores. De acordo com a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022–2026, a indústria brasileira de entretenimento e mídia obteve faturamento de US$ 33 bilhões somente em 2022.

Além disso, a expectativa é de um crescimento de 5,7% ao ano até 2026, um número acima da média global. O boom dos conteúdos NPC no TikTok só confirmam essas tendências, que podem ser muito rentáveis para quem souber aproveitar as oportunidades e explorar as plataformas certas.

Como os artistas de cosplay movimentam a economia

A indústria de cosplay movimenta uma série de setores, beneficiando tanto os próprios cosplayers quanto empresas relacionadas. Confira alguns exemplos de como isso acontece:

1. Roupas e tecidos

A criação de trajes autênticos exige habilidades de costura e materiais de alta qualidade, o que impulsiona a indústria têxtil e de moda.

2. Maquiagem e acessórios

A maquiagem desempenha um papel crucial no cosplay. Além disso, acessórios como armas fictícias e joias são essenciais para a caracterização precisa dos personagens, o que também contribui para a movimentação e faturamento desse setor.

3. Perucas e laces

Muitas vezes, cosplayers usam perucas ou laces para reproduzir a aparência dos personagens. Isso gera demanda por produtos de alta qualidade e diversificados em cores, texturas e penteados.

4. Fotografia e vídeo

Fotógrafos e videomakers especializados em cosplay capturam a beleza dos trajes e ajudam os cosplayers a criarem seu portfólio. Considerando o cenário da venda desse conteúdo na internet, a produção profissional agrega ainda mais valor.

5. Concursos e eventos

Além da venda de conteúdo online, concursos de cosplay e eventos proporcionam oportunidades para cosplayers mostrarem seu talento e conquistarem prêmios em dinheiro e visibilidade.

Mas afinal, como transformar o hobby de cosplay em lucro?

Uma forma eficiente e segura para começar a ganhar dinheiro com cosplay é encontrando uma plataforma que ofereça o espaço necessário para que os criadores de conteúdo se conectem com as pessoas interessadas em consumir esse tipo de arte.

E calma, você não precisa ficar fazendo movimentos repetidos durante horas para faturar como cosplay. A plataforma FanFever é um exemplo de ferramenta que está revolucionando a forma como os cosplayers lucram com seu trabalho.

cosplay fanfeverPerfil da cosplayer Amanda na plataforma FanFever (FanFever/Reprodução)

Um nicho rentável a ser explorado

A FanFever é uma plataforma aberta a todos os nichos de produtores de conteúdo, permitindo que cosplayers compartilhem seus ensaios e interajam com seus fãs. Os conteúdos podem ser oferecidos por assinatura ou avulsos, e os fãs também têm a opção de enviar mensagens privadas e presentes virtuais.

“Apesar de muitos que já estão monetizando seus ensaios na FanFever preferirem a discrição em relação à divulgação do nome e perfis, o faturamento é alto. Temos produtoras que já faturaram mais de R$ 100 mil dentro desse nicho em cerca de um mês, e esses números atraem outros produtores, cosplayers e fãs desse universo para a plataforma”, afirma Veronica Freitas, coordenadora de Marketing da plataforma. Ela ainda conta que a adesão à categoria de Cosplay na plataforma é grande, com novos cadastros chegando todos os dias.

Amanda é uma dessas cosplayers. A produtora de conteúdo se cadastrou há pouco tempo na FanFever e tem disponibilizado seus ensaios, caracterizada de personagens como Chun Li, Ada Wong e Poison Ivy. Amanda disponibiliza packs mensais, exclusivos e temáticos, caprichando na produção de fotos e vídeos, o que tem atraído muitos fãs do nicho.

Maior conversão com a FanFever

O que torna a FanFever ainda mais atraente é o fato de ser uma plataforma brasileira com seu próprio sistema de pagamentos e recursos antifraude. Isso significa que os cosplayers podem receber seus ganhos de forma segura e confiável.

Além disso, a FanFever permite que os cosplayers alcancem o público brasileiro de forma mais eficaz, oferecendo uma taxa de conversão superior em comparação com plataformas internacionais.

Os números atuais dos setores de mídia e entretenimento mostram que o mundo do cosplay não é apenas um hobby, mas também uma indústria em pleno crescimento que beneficia a economia e a geração de empregos ao longo da cadeia de produção.

Com a plataforma FanFever, qualquer pessoa tem a oportunidade de transformar sua paixão em lucro significativo.

Portanto, se você é um cosplayer ou apenas alguém interessado em descobrir os bastidores dessa forma de arte, dê uma olhada na FanFever. Você pode estar no caminho para se tornar a próxima sensação do cosplay enquanto transforma seu hobby em uma fonte de renda emocionante.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: