Por que os cães colocam as patas em nós?

14/04/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 14/04/2024 às 18:00

Os seres humanos são capazes de se comunicar por meio do olhar, postura, fala e toque. E por que pensar que é diferente em se tratando de cães? Se você tinha dúvidas em relação ao toque, pode reparar: esses animais incrivelmente inteligentes também utilizam a patinha para nos transmitir algumas mensagens.

Mas, o que o toque dos cães pode significar? Bom, depende — mas entender isso não é nada difícil.

Mil e uma formas de se comunicar

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Entre os cães, o toque é usado para estabelecer um convite para brincar. Mas a verdade é que o toque pode significar uma infinidade de coisas. (Fonte: Getty Images)

Para entender o significado do toque por parte do doguinho, é importante recorrer ao contexto e mesmo ao local em que o animal está. Até porque muitas vezes ele não sabe como expressar de forma mais clara o que está pensando.

Ou seja, fica mais fácil analisar como os cães se comunicam por meio de toques quando analisamos todos os sinais e consideramos o cenário. Afinal, o animal pode ter percebido instintivamente que se trata de uma forma de atrair sua atenção rapidamente.

Os contextos podem variar, como nos casos mais intuitivos, quando assim que ele deixa de receber um cafuné, o pet levanta sua patinha para expressar como quer mais carinho. Na hora de ganhar um petisco ou pedir para abocanhar um pouco da comida que os humanos comem, ele também pode recorrer a essa forma.

Atenção se as patinhas entram em cena no horário em que o pet costuma sair para passear, pois definitivamente o gesto não ocorre por acaso. Se a água do pote acabou ou se está próximo do momento dele comer ração, é mais evidente ainda, pois o animal tende a ser insistente nesses casos — e o motivo é totalmente compreensível.

O que esse contato físico representa

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Se o cãozinho está tentando se comunicar por meio das patinhas, pode ser que seu amigo humano está muito tempo sem brincar, e o convite deve ser encarado com seriedade. (Fonte: Getty Images)

Vale destacar um fato, se formos considerar o uso das patinhas para chamar a atenção, na perspectiva dos cães, esse contato físico significa algo muito importante: que o animal confia em quem tenta essa forma mais próxima de comunicação. De certa forma, trata-se de uma declaração de amor enrustida.

Há pets que também fazem isso quando se sentem amedrontados ou ansiosos, como quando estão numa situação nova que nunca vivenciaram, ou mesmo num local barulhento, com fogos de artifício. Mas assim como nós, eles também podem ficar entediados — por isso a importância de analisar o que de fato está ocorrendo.

Ao dar atenção imediata toda vez que o animal pede por isso, ele acaba aprendendo que sempre pode recorrer a um certo comportamento para conseguir o que deseja. E se é bem-sucedido, nossa atenção é tida como um reforço positivo. Mas quando todas as necessidades do cão foram atendidas e o animal persiste com esse gesto, é um comportamento indesejado.

Especialistas em comportamento canino defendem que, nesse caso, não há problema em ignorar, mesmo quando a ansiedade do animal parecer aumentar nas primeiras vezes em que isso ocorre — o que pode exigir uma dose extra de paciência. Mas uma vez que isso for corretamente assimilado pelo animal, ele vai reagir melhor e eventualmente usar as patinhas em contextos que realmente exigem uma resposta da nossa parte.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: