publicidade

8 verdades sobre as estrelas que você vai adorar descobrir

10/04/2019 às 07:012 min de leitura

1. Cada estrela visível no céu é maior e mais brilhante do que o Sol

A menos intensa entre as 50 mais brilhantes é a Alpha Centauri e, mesmo assim, ela é 1,5 vezes mais brilhante do que o Sol.

Posição da Alpha Centauri

2. Você não enxerga milhões de estrelas

Por melhor que seja sua visão, só é possível vermos entre 2 mil e 2,5 mil estrelas – e isso ainda depende da região do planeta em que você está e da luminosidade da Lua.

Contá-las, entretanto, não é uma tarefa fácil

3. As estrelas são corpos negros

Isso significa que elas absorvem 100% de toda a radiação eletromagnética incidente sobre elas.

Gráfico mostra a radiação sobre um corpo negro

4. Não existem estrelas verdes

As estrelas emitem um espectro de cores que inclui o verde, mas na visão humana essa cor não é isolada. As estrelas variam de vermelho, laranja, amarelo, branco e azul, em ordem crescente de temperatura.

"Isso non ecziste"

5. O Sol é uma estrela “verde”

Na verdade, ele é verde-azul, já que seu comprimento de onde se encontram na faixa de transição dessas cores. Mas como explicamos acima, não existem estrelas verdes. Esse nome deriva de sua temperatura de superfície, mas os olhos humanos enxergam o Sol como branco-amarelado.

Enxergamos o Sol com tons amarelados

6. O Sol é uma estrela anã

Quando falamos “anã branca”, isso se refere a estrelas mortas. Em relação ao seu tamanho, podemos nos referir a elas como anãs, gigantes ou supergigantes, sendo que estes dois últimos estágios acontecem durante a “velhice” da estrela. Por isso, o Sol é uma estrela anã.

Em escala: o Sol agora e daqui a 6 bilhões de anos, quando se transformar em uma anã branca

7. Estrelas não piscam

Ao contrário do que você pensou a vida toda, as estrelas não piscam. A trepidação acontece por conta da atmosfera da Terra, que possui diferentes camadas e pode “embaralhar” a radiação luminosa das estrelas, fazendo parecer que elas pisquem.

Tudo mentira!

8. Você enxerga longe

A Deneb é uma das estrelas visíveis mais distante que existe: ela fica na constelação de Cisne a 30 quatrilhões de quilômetros da Terra! Porém, é necessário estar no Hemisfério Norte para isso. Porém, ao falarmos de galáxias, é possível vermos a de Andrômeda, que fica a 24 quintilhões de quilômetros daqui!

Deneb fica em uma galáxia muito, muito distante...

***

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: