Primo pré-histórico dos tubarões tinha dentes em forma de serra em espiral

05/03/2013 às 11:501 min de leitura

Se você considera os tubarões atuais criaturas assustadoras, imagine só se hoje em dia ainda existisse um parente pré-histórico desses peixões, cuja mandíbula tinha o formato de uma serra circular em espiral capaz de fatiar completamente as suas presas! Segundo a BBC, esse animal assustador — conhecido como Helicoprion — habitou os mares há 270 milhões de anos, e contava com meros 8 metros de comprimento.

De acordo com a publicação, os fósseis de Helicoprion já haviam sido estudados anteriormente, e havia mais de um século os que cientistas vinham debatendo sobre como o peixão pré-histórico utilizava os dentes, e de que forma eles ficavam dispostos dentro da boca do animal. Entretanto, pesquisadores da Universidade Estadual de Idaho realizaram novas análises, desvendando o mistério sobre como a criatura utilizava a incrível mandíbula.

Serra de 360°

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

A equipe utilizou imagens obtidas através de tomografias computadorizadas para criar um modelo digital do Helicoprion, a partir de uma estrutura de 23 centímetros e 117 dentes. Os pesquisadores descobriram que, na verdade, o animal era mais próximo das quimeras do que dos tubarões, e que os dentes em espiral estavam conectados à parte inferior da mandíbula, no fundo da boca.

Assim, em vez de possuir língua, a criatura contava com uma espiral de dentes dentro da boca, e apenas cerca de uma dúzia deles ficava à mostra. Conforme o Helicoprion fechava a boca, essa estrutura em espiral girava em direção ao fundo, dilacerando qualquer presa que tivesse sido capturada pelo animal. Além disso, os dentes eram bem estreitos, longos, triangulares e pontiagudos, com extremidades serrilhadas semelhantes a pequenas facas.

Os pesquisadores também acreditam que, ao contrário dos tubarões atuais, que perdem e substituem os dentes constantemente, o Helicoprion mantinha os seus constantemente. E devido ao fato de que essas estruturas mostrem poucos sinais de desgaste ou danos, os cientistas concluíram que essas criaturas provavelmente se alimentavam de animais como as lulas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: