publicidade

9 coisas incomuns que já foram mandadas para a estratosfera

31/10/2014 às 07:583 min de leitura

Desde o início da corrida espacial — lá no finalzinho da década de 50 —, de cães a lagartixas, passando por ratos e macacos, todo tipo de coisa já foi enviado ao espaço. E há alguns anos as pessoas descobriram que não é preciso ser nenhum astronauta nem ter muito dinheiro para mandar coisas até a estratosfera.

Afinal, de acordo com Joni Blecher do Smithsonian.com, tudo o que você precisa para enviar o que quiser para um passeio espacial é um simples kit contendo um balão meteorológico — capaz de suportar grandes altitudes e equipado com GPS e, se possível, uma câmera. E olha que já mandaram de tudo lá para cima! Confira a seguir 9 coisas estranhas que já foram mandadas para a estratosfera:

1 – A Hello Kitty

O foguetinho contendo o famoso brinquedo foi enviado ao espaço no início do ano passado por uma adolescente norte-americana chamada Lauren Rojas como parte de um projeto de ciências, e alcançou quase 30 quilômetros de altitude. O objetivo da aventura foi verificar temperatura e a pressão do ar a grandes altitudes.

2 – Um ônibus espacial de LEGO

Enviado ao espaço no final de 2011 das mãos de um garoto alemão, o Space Shuttle feito de LEGO alcançou altitudes de 35 mil metros e retornou à Terra algum tempo depois, pousando em uma montanha localizada 240 quilômetros do local de lançamento.

3 – Um hambúrguer

O hambúrguer fez parte de uma aventura espacial batizada de “Operação Skyfall” organizada em 2012 por um grupo de estudantes norte-americanos. O lanche alcançou 30 mil metros de altitude e foi encontrado cerca de 200 quilômetros do local de onde foi lançado.

4 – Um trenzinho de brinquedo

O vídeo que você acabou de ver mostra as aventuras de “Stanley”, o brinquedo favorito do filho de Ron Fugelseth, o homem responsável por enviar o trenzinho ao espaço e criar o incrível clipe acima. A aventura aconteceu em meados de 2012, e o objeto levou uma hora para chegar à estratosfera e, quando estava a quase 30 mil metros de altitude, o balão meteorológico que o transportava estourou, trazendo-o de volta à Terra em apenas 20 minutos.

5 – Um robô

O vídeo acima é, na verdade, um clipe gravado pela banda Lucky Elephant em 2010, e mostra as aventuras de um robô de brinquedo enviado desde Bournemouth, na Inglaterra, a pouco menos de 30 mil metros de altitude em um foguete.

6 – Uma cadeira

Quem mandaria uma cadeira a quase 30 quilômetros de altitude? A Toshiba, oras, para promover o lançamento de um novo televisor de tela plana.

7 – Cerveja

Lançada à estratosfera pela dupla de amigos Rich Toma e Danny Burns em 2011, a latinha do vídeo acima ultrapassou altitudes de 27 mil metros, e toda a aventura durou 2,5 horas. A lata que aparece em primeiro plano no filme estava vazia, mas uma latinha cheia foi enviada dentro da “espaçonave” de isopor. Depois de o balão meteorológico estourar, a cerveja retornou à Terra a mais de 240 km/h e pousou perto de 100 quilômetros do local do lançamento.

8 – Bacon

Em 2013, um grupo de britânicos decidiu enviar um bocado de carne — na verdade se tratava de uma receita chamada “Bacon Explosion” que consiste em linguiça italiana moída envolta em... bacon — a mais de 30 quilômetros de altura. O salsichão foi lançado a bordo da nave Pigasus I e, após retornar a Terra, foi recuperado, assado e devorado durante um churrasco.

9 – Mini Superman

Infelizmente não temos muitas informações — como velocidade ou altura máxima atingida — sobre a aventura do Mini Superman do vídeo acima, mas sabemos que os rapazes que enviaram o bonequinho ao espaço são também responsáveis pelo projetoLego Man in Space”, e já lançaram figurinhas de plástico anteriormente à estratosfera, chagando a quase 25 mil metros de altitude com um boneco carregando uma bandeira do Canadá.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: