Choro, sexo, cocô… veja 5 coisas que você faria de outro jeito no espaço

01/04/2019 às 08:004 min de leitura

Vai dizer que você nunca sonhou em passar um dia no espaço, olhando a Terra lá de fora e, principalmente, com o mínimo de gravidade? Sem dúvida, muita gente aceitaria dar uma voltinha dessa se tivesse a oportunidade. Alguns, só de lerem essas primeiras frases, já estão imaginando o que fariam ou tentariam fazer e como seria isso em um ambiente com gravidade zero. Aqui no Mega, já mostramos como seria acender uma chama e como seria o preparo de uma tortilla com microgravidade.

Também já apresentamos curiosidades sobre a gravidade e a ausência dela. Agora, com uma lista preparada pelo site Mother Nature Network, podemos mostrar cinco coisas que você deve fazer de maneira diferente ou não pode fazer no espaço, em ambientes com a chamada microgravidade. Confira:

1. Chorar

“Você pode chorar no espaço?”; essa é a pergunta que o comandante da Estação Espacial Internacional, Chris Hadfield, faz ao iniciar o vídeo acima. Segundo ele, essa é uma questão comum e, sim, ele confirma, você pode chorar no espaço. Porém, a falta de gravidade não deixa a sua lágrima cair, formando uma bolha de água cada vez maior ao redor do seu olho. No vídeo dá para ter uma boa noção do que acontece, mesmo com Hadfield, que não é um bom ator, tendo que realizar a experiência despejando água nos olhos para simular as lágrimas. Em resumo, você só conseguirá se livrar da lágrima se esperar que ela evapore ou se limpar com uma toalha.

2. Sexo

No vídeo acima, disponibilizado pelo DNews, do canal Discovery, a especialista em assuntos sexuais, Laci Green, explica alguns fatores que podem influenciar no sexo feito no espaço. Sobre os rumores de que alguns astronautas fizeram sexo em órbita, a maioria tende a ser mentira, e a explicação de Green também ajuda a compreender o porquê.

O primeiro ponto é em relação à gravidade — ou à falta dela. Isso porque até duas pessoas conseguirem encontrar uma posição adequada já levaria um tempo, sem falar na possibilidade de que fique "meio sem graça". Além disso, há o fato de que a ausência de gravidade causa muitos efeitos no corpo e um deles afeta a circulação, o que significa que os homens podem ter dificuldades para ter uma ereção. Há ainda outra observação interessante feita por Green: no espaço, os astronautas não têm privacidade, não têm quartos individuais e, se fossem “fazer algo”, teria que ser em frente aos demais companheiros de jornada. Além do possível constrangimento, essas situações podem gerar ciúmes e conflitos e ocasionar problemas para a equipe, não acha?

Então, apesar das dificuldades, é possível ter relações sexuais no espaço, mas talvez exija um pouco mais de força e paciência, além de medir muito bem as consequências antes do ato. O próximo item é mais um ponto importante a se analisar sobre essa questão.

3. Ficar grávida

Outro ponto citado pela expert Laci Green no vídeo é que a concepção, no espaço, pode ser uma má ideia, pois o ambiente espacial é tomado por alta radiação. Isso pode causar mutações no DNA e complicar o desenvolvimento do feto. Portanto, engravidar no espaço pode até ser possível, mas os riscos à saúde do bebê fazem dessa ideia algo quase totalmente inviável.

4. Brincar com fogo

O vídeo acima, também disponibilizado pelo canal DNews, busca esclarecer como seria o comportamento do fogo no espaço. Novamente ela, a gravidade, é o componente que causa a grande diferença entre a experiência realizada na Terra e a experiência realizada fora dela.

Como o apresentador Trace Dominguez explica, a diferença básica entre o fogo no espaço e o fogo na Terra é que fora do Planeta a combustão resulta, literalmente, em bolas de fogo. Dentro da atmosfera, a chama está sob o efeito da gravidade e, no momento em que ela puxa o oxigênio para a combustão, o ar quente, menos denso, vai para cima e o ar frio é jogado para baixo — isso faz com que uma chama de vela aqui na Terra, por exemplo, assuma o formato oval que conhecemos. Já em órbita, sem essa força incidente, o fogo vai consumindo todo o oxigênio ao redor de maneira regular, em menor velocidade e com menos força, em todas as direções, ocasionando uma chama menor e em forma de esfera.

Há uma situação interessante que também ocorre no espaço e que você pode ver a partir de 1m20s no vídeo: no espaço, a combustão pode ocorrer sem a presença de chamas. Segundo Dominguez, nunca se encontrou uma explicação para esse processo, e um dos cientistas que o descobriu não fazia ideia do que estava acontecendo, mesmo com uma bagagem de 50 anos de estudo sobre combustão.

5. Usar o banheiro

Se o sexo já é considerado uma necessidade aos humanos e nos questionamos como os astronautas passam, às vezes, muito tempo sem praticar, imagine como seria a vida sem poder ir ao banheiro. Impossível, não é? Pois bem, os astronautas também têm necessidades e precisam saná-las.

No vídeo acima, o comandante Chris Hadfield, quando perguntado sobre como acontece esse processo, dá uma explicação hilária, abordando o que poderia acontecer, como eles conseguiram ajustar e o que de fato ocorre quando um astronauta vai ao banheiro no espaço. Vale a pena conferir e, para os que não entendem inglês, as legendas em português podem ajudar — você pode ativá-las em “Configurações”, no menu inferior do vídeo.

É importante dizer que há diferenças para se fazer o "número 1" e o "número 2" no espaço, então, a partir de agora, tenha mais cuidado ao olhar as estrelas!

Se pudesse passar um dia no espaço o que você não deixaria de fazer só para ver como é?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: