Relatório da NASA diz que Plutão tem o céu azul, além de água congelada

08/10/2015 às 11:441 min de leitura

A NASA divulgou, nesta quinta-feira (8), as primeiras imagens coloridas das neblinas no céu de Plutão. As fotos foram feitas pela sonda New Horizons, que, em julho, enviou fotografias impressionantes do planeta-anão que fica nos confins do Sistema Solar.

Já as novas imagens revelam dados interessantíssimos sobre Plutão. “Quem teria esperado um céu azul no Cinturão de Kuiper? É lindo!”, disse Alan Stern, o principal responsável pelas descobertas da New Horizons. Ele se refere ao fato de que, pelas imagens, pode-se descobrir que o céu daquele planeta é muito parecido com o da Terra.

Além disso, outra descoberta importante foi feita pela sonda: existe água congelada na superfície do planeta-anão. São várias pequenas concentrações do líquido solidificado, que apresentam uma coloração vermelha que tem intrigado os cientistas. “Nós ainda não entendemos a relação entre o gelo e os corantes avermelhados da superfície de Plutão”, declarou Silvia Protopapa, que faz parte da equipe científica da Universidade de Maryland.

Coloração avermelhada dos "tholins" ainda intriga os cientistas

Esse corante com cor de fuligem é chamado de “tholins” pelos investigadores. Ele é responsável, também, pela coloração azul do céu já que espalha a luz solar nessa tonalidade. Esse processo é semelhante ao que o nitrogênio faz na atmosfera da Terra.

A sonda New Horizons está, neste momento, a mais de 5 bilhões de quilômetros de nosso planeta e continua mandando informações preciosas aos cientistas. Essa recém-descoberta vem coroar um mês esplêndido para a NASA, que, recentemente, confirmou a existência de água em Marte.