5 explosões espetaculares que entraram para a história

24/01/2013 às 11:502 min de leitura

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

A humanidade já presenciou inúmeras explosões gigantescas, e parece que nunca nos cansamos de vê-las mais uma vez. O pessoal do site Gizmodo reuniu em um artigo uma série com as mais dramáticas, devastadoras e incríveis explosões de todos os tempos, e nós selecionamos as mais impressionantes para você conferir:

Explosão de Halifax

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A explosão da imagem acima ocorreu em 1917 e destruiu a cidade de Halifax, no Canadá. Ela foi provocada pela detonação de um navio carregado com explosivos militares, e entrou para a história por ter sido a maior explosão provocada pelo homem até a detonação da primeira bomba nuclear. A explosão gerou uma força equivalente a 2,9 quilotons de TNT, resultando em aproximadamente duas mil mortes e quase 10 mil feridos.

Experiência Trinity

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Em 16 de julho de 1945, exatamente às 05h29 da manhã, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, batizado de “Experiência Trinity”. A bomba foi detonada pelos Estados Unidos perto da cidade de Alamogordo, no Novo México, e a explosão gerou uma força equivalente a 20 quilotons de TNT.

Castle Bravo

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Os EUA não pararam com os testes nucleares depois da Experiência Trinity, é claro. Em março de 1954, eles explodiram a Castle Bravo, uma das maiores bombas termonucleares já produzidas. A explosão gerou nada menos do que 15 megatons e foi o maior dispositivo nuclear já detonado pelos norte-americanos.

Minor Scale

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Mais um teste realizado pelos EUA, o “Minor Scale” ocorreu em junho de 1985 para simular a explosão de uma bomba nuclear através da detonação de 4,8 quilotons de ANFO, uma mistura de nitrato de amônio e hidrocarbonetos líquidos, como a querosene ou o óleo diesel. Esta foi a maior explosão não nuclear planejada da história.

Tsar, a maior bomba da história da humanidade

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

É claro que íamos deixar a maior explosão da história por último! A Tsar Bomba — de fabricação russa — foi detonada durante um teste nuclear em outubro de 1961, e contava com um poder de 57 megatons. Para que você tenha uma ideia da potência da Tsar, a explosão pode ser vista a uma distância de 160 quilômetros e a nuvem de cogumelo chegou a mais de 56 quilômetros de altura.

Além disso, a explosão da Tsar Bomba foi equivalente à 1.400 vezes as explosões de Hiroshima e Nagasaki juntas, e dez vezes à de todos os explosivos detonados durante a Segunda Guerra Mundial inteira. E sabe o que é mais incrível? A Tsar Bomba detonada durante os testes possuía apenas metade do poder da versão original!

O dispositivo original criado pelos russos — a maior bomba da história da humanidade — contava com uma potência de 100 megatons, mas foi modificado para os testes com o objetivo de minimizar a escala da destruição. Devido ao seu enorme tamanho, a Tsar não era uma bomba muito prática para ser usada em caso de guerra, e acabou sendo desativada. Até onde se sabe, não existe nenhuma outra bomba no mundo com um poder semelhante.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: