Conheça 10 usos diferentes do açúcar

16/07/2019 às 04:003 min de leitura

A cada dia, novos estudos comprovam os males que o açúcar pode fazer com a nossa saúde quando consumido em quantidades exageradas. Presente em refrigerantes, biscoitos e outros produtos, esse alimento se tornou um vilão da alimentação e tem causado o aumento da obesidade no mundo inteiro, atingindo ainda mais as crianças.

É claro que, de vez em quando, comer algo açucarado é muito gostoso e não faz mal a ninguém. O que vale é manter um equilíbrio com uma alimentação balanceada. No entanto, esse produto, que já foi chamado de “ouro branco” pelos britânicos da era colonial, tem muitas qualidades que podem ser utilizadas de outras formas em nosso dia a dia. Confira abaixo alguns usos diferentes do açúcar:

1 – Tratar ferimentos

Fonte da imagem: Shutterstock

Sim, você pode tratar as feridas com uma pitada de açúcar. De acordo com um estudo feito na Inglaterra, derramar açúcar granulado em escaras, feridas ulceradas de perna ou amputações antes de colocar os curativos, matou as bactérias que impedem a cura e provocam dor crônica.

2 – Aliviar língua queimada

Fonte da imagem: Shutterstock

Foi com tudo para tomar um café quente e acabou queimando a língua? Uma pitada de açúcar pode aliviar a dor mais rapidamente. O mesmo também pode ser realizado para aliviar o efeito de quando você come algo extremamente apimentado e fica com a boca ardendo.

3 – Fazer uma esfoliação corporal

Fonte da imagem: Shutterstock

Essa dica vai, principalmente, para as meninas. Quer fazer uma esfoliação para a pele do corpo que seja caseira e acessível? É só fazer uma mistura simples de açúcar granulado com óleo (amêndoa, jojoba ou oliva) para criar uma pasta. Depois é só esfregar suavemente sobre a pele e, em seguida, enxaguar no chuveiro.

Outra versão pode ser feita misturando três colheres de sopa de açúcar com uma banana madura amassada e uma colher de chá de azeite de oliva. O processo de aplicação e remoção é o mesmo do anterior. Essas receitinhas deixam a pele macia e hidratada principalmente nas partes mais ásperas como pés, joelhos e cotovelos.

4 – Esfoliar os lábios

Fonte da imagem: Shutterstock

Mais uma para as meninas deixarem os lábios mais macios. É só misturar um pouco de óleo de jojoba ou azeite com açúcar refinado e um toque de extrato de hortelã ou de baunilha, se desejar um aroma a mais. Coloque um pouco da pasta em seus lábios, massageie e remova com água.

5 – Tirar sujeira pesada das mãos

Fonte da imagem: Shutterstock

Para as mãos sujas de tinta, graxa ou óleo, adicione açúcar à sua espuma de sabão para agir como um abrasivo. Você também pode usar partes iguais de açúcar e óleo de oliva, que age para acalmar e hidratar as mãos “judiadas” pelo trabalho pesado.

6 – “Alimentar” suas flores

Fonte da imagem: Shutterstock

Adicione três colheres de chá de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre branco por litro de água morna (mais para fria) para conservar flores frescas. O açúcar alimenta as hastes e o vinagre restringe o crescimento de bactérias.

7 – Combater parasitas de plantas

Fonte da imagem: Shutterstock

Se as plantas em seu jardim estão feias, elas podem ser vítimas de parasitas microscópicos, como os nematoides. Para combatê-los naturalmente, é só jogar um pouco de açúcar no solo onde a planta está. O açúcar irá alimentar micro-organismos que irão aumentar a matéria orgânica no solo, tornando-se um ambiente hostil para esses parasitas.

8 – Armadilhas para insetos

Fonte da imagem: Shutterstock

Aquelas fitas enroladas para pegar moscas pode até ser a coisa mais feia do mundo, mas pior é fazer uma refeição com elas rondando os pratos, não é verdade? Chateando, principalmente, aquele churrasco ou uma refeição numa chácara em dias de calor, as moscas podem ser atraídas facilmente por essa armadilha.

Para fazê-la é só combinar partes iguais de açúcar, mel e água em uma panela, ferver a mistura até engrossar e, depois de fria, é só mergulhar alguns pedaços de fita adesiva marrom e deixar escorrer. Feito isso, pendure as em lugares estratégicos. Os insetos serão atraídos pelo doce e ficarão lá presos.

9 – Armadilhas para insetos 2

Fonte da imagem: Shutterstock

Outra isca feita com açúcar é para pegar as nojentas baratas. Para isso, misture partes iguais de açúcar e fermento em pó e polvilhe sobre as áreas de infestação. O açúcar atrai os insetos, enquanto o fermento os extermina. Depois, é só trocar essa mistura com frequência.

10 – Limpar moedores

Fonte da imagem: Shutterstock

Moedores de café e especiarias podem acumular óleos que são fortes no sabor, mas o açúcar pode limpá-los de forma eficaz. Para isso, é só despejar 1/4 de xícara de açúcar no moedor e executá-lo por 2 a 3 minutos. Depois, é só remover os resíduos.

*Publicado em 16/08/2013

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: