publicidade

8 truques para conseguir abrir potes impossíveis

01/07/2019 às 12:003 min de leitura

Que jogue a primeira pedra quem nunca sofreu diante de um pote de azeitonas. Você pega o vidro e vai tentar abri-lo cheio de confiança, mas a tampa não cede. Na segunda tentativa, você já machuca a mão. Na terceira, você recorre ao pano de prato. Na quarta, você pede para que o pote faça o favor de abrir. Na quinta, você já está xingando até a 14ª geração das azeitonas e daí não há paciência e punho que aguente novas tentativas.

É nessa hora que você precisa colocar seus conhecimentos em prática. Então, para dar aquela força na cozinha e não ficar mais passando vontade de comer picles, palmito, molhos, geleias e outros alimentos envasados em potes, confira alguns truques que vão ajudar você a abri-los de maneira prática e sem sofrimento.

1. De ponta cabeça

Sabe aquela cena clássica em que o médico vira o bebê recém-nascido de cabeça para baixo e dá uns tapinhas para facilitar a respiração?! Pois saiba que a mesma técnica pode ser utilizada com o seu pote. Então, para abri-lo com facilidade, experimente virá-lo de ponta cabeça e, segurando a parte de vidro, bata com força com a outra mão no fundo do pote. Retorne à posição normal e verifique se a pressão causada pelo líquido foi suficiente para eliminar o vácuo e permitir a abertura da tampa.

2. Faca, colher ou espátula

Outra opção é tentar eliminar o vácuo do pote com a ajuda de uma faca de manteiga, uma colher ou uma espátula. Para isso, encaixe a ponta do talher entre o vidro e a tampa e force em toda a volta para fazer com que o ar entre no pote. Só tome cuidado para não fazer muita pressão, pois isso pode quebrar o vidro ou o instrumento que você estiver utilizando.

Fonte da imagem: Reprodução/Yum Sugar

3. Batidas

Se você preferir, pode tentar abrir o seu pote com algumas batidas. O segredo está em acertar a beirada da tampa em uma superfície rígida em um ângulo de 45°. Você pode bater o pote contra a pia ou acertá-lo com uma colher de madeira, por exemplo. Em geral, esse truque faz com que a tampa se mova o suficiente para acabar com o vácuo sem danificá-la. No entanto, você precisa saber que, se bater com muita força, existe a possibilidade de estragar a tampa ou quebrar o pote.

4. Um pouco de calor

Mais uma alternativa é recorrer a um pouco de calor para abrir o pote. Você pode despejar um pouco de água quente sobre a tampa ou mergulhar a tampa na água por alguns instantes. Quando for tentar abrir, é importante utilizar um pano para aumentar o atrito com a tampa e também para evitar que o calor queime suas mãos. Esse truque é utilizado para fazer com que a tampa de metal ceda com o aumento da temperatura e, assim, elimine o vácuo. Você pode fazer a mesma experiência utilizando um secador de cabelo ou um isqueiro para aquecer a tampa, mas tenha cuidado ao lidar com esses objetos.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

5. Panos e luvas

Um dos truques mais básicos que costuma funcionar com potes quase impossíveis de abrir é utilizar objetos para aumentar o atrito e a tração. Além do pano de prato, você pode variar o utensílio para ver o que funciona melhor com o seu pote. Experimente usar esponjas úmidas, luvas de borracha, pegadores de silicone etc. Depois de escolher seu utensílio, o segredo é girar firmemente e manter a pressão na tampa para abrir o pote com mais facilidade.

6. Furinhos

Se você não pretende reutilizar o pote e pode inutilizar a tampa, é possível abrir o vidro com furos. Com o auxílio de um prego, uma faca ou um abridor de latas, faça pequenos furos em toda a tampa para eliminar o vácuo. Não é necessário fazer muito buraquinhos e logo você perceberá que a tampa poderá ser girada sem esforço.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

7. Silver tape

Sabe aquelas fitas adesivas largas e tradicionalmente prateadas que são utilizadas para fazer remendos?! Então, elas podem ser um ótimo recurso para abrir potes de vidro. Corte um pedaço de cerca de 30 centímetros e cole em volta da tampa, abaixando as sobras sobre a tampa para criar uma área de contato maior. Dobre a parte restante sobre a própria fita para reforçá-la e evitar que a cola entre em contato com a sua mão. Use esse pedaço que sobrou para dar um puxão. O contato entre a fita e a tampa deve ser suficiente para abri-la se você estiver puxando na direção correta.

8. Uma mãozinha

Por que sofrer quando você tem alguém por perto para ajudar?! Então, em vez de parecer um estranho que fura tampas e fica batendo em potes, peça uma mãozinha para quem estiver por perto. Você pode recorrer ao bom e velho método de forçar a tampa com confiança ou dividir com seu companheiro de cozinha um dos truques que você acabou de aprender com esse artigo. Lembre-se de que sempre é possível usar aquela desculpa de que “eu fiz a maior parte da força, você só terminou de abrir” e ficar com o mérito da façanha. Só não se esqueça de oferecer algumas azeitonas como forma de agradecimento.

*Publicado originalmente em 29/11/2013.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: