publicidade

Luneta mágica: aprenda a fazer o seu próprio caleidoscópio

09/05/2016 às 12:452 min de leitura

O vídeo acima está em inglês, mas é facilmente compreensível apenas pelas imagens: ele mostra o processo de criação de um caleidoscópio. Basicamente, são necessários três espelhos fixados em formato triangular com ângulos exatos de 60 graus. No fundo do objeto, a criatividade fica a cargo do inventor – vale desde objetos fixos até coisinhas soltas, como purpurina ou pedaços de vidro.

O caleidoscópio surgiu há exatos 200 anos, através dos experimentos do físico escocês David Brewster. E não servia apenas como brincadeira: designers e artistas podem se inspirar nas imagens mirabolantes criadas pela ilusão de ótica dos caleidoscópios. O objeto foi turbinado em 1873 pelo estadunidense Charles Busch, que incluiu o fundo giratório, deixando a brincadeira ainda mais divertida.

Outra inovação de Busch foi o uso de líquidos de densidades diferentes dentro da base do caleidoscópio, o que permitia que os objetos no seu interior nadassem mais vagarosamente e criassem imagens ainda mais belas – no vídeo acima, apenas uma espécie de gel é utilizada, o que já é o suficiente para criar uma ilusão bacana.

Imagens hipnóticas

História

A história do surgimento do caleidoscópio, entretanto, é muito mais antiga. Ela remonta a 8 mil anos atrás, quando a luz ainda estava começando a ser “manipulada” pelo seres humanos. Conta a História que um mágico egípcio criava ilusões através de espelhos.

No século 17, pouco antes da invenção do caleidoscópio, o Palácio de Versailles instalou o “Corredor dos Espelhos” – uma atração com 357 espelhos que gerava ilusões muito curiosas. Além disso, os cuidadores de Versailles também utilizavam esses objetos para refletir os jardins e criar simetrias perfeitas.

Atualmente, muitas opções estão disponíveis para a feitura de um caleidoscópio. A variedade de materiais para dar origem às ilusões é bem grande, e tudo depende da sua criatividade. A quantidade de espelhos também vai influenciar no resultado final da sua “luneta mágica”. Divirta-se com essa brincadeira!

Diferentes objetos criam diferentes padrões

***

Você já brincou com um caleidoscópio? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: