Cientistas conseguem atrair objetos através de feixes de tração

30/01/2013 às 06:511 min de leitura

De acordo com a BBC, um grupo de pesquisadores europeus conseguiu converter a luz em um feixe de tração, atraindo objetos em escala microscópica por meio de um fluxo de energia luminosa. Essa tecnologia parece familiar? Os feixes de tração são dispositivos comuns em séries de ficção científica como a Star Trek, por exemplo, sendo utilizados, nesse caso, para atrair objetos massivos por meio da luz.

Embora pareça algo impossível de se fazer — atrair coisas com a luz, em vez de empurrá-las —, há décadas cientistas de todo o mundo tentam desenvolver esse tipo de tecnologia. A própria NASA investiu em estudos sobre os feixes de tração para determinar se algum dia será possível empregar essa técnica para manipular amostras no espaço, e em 2011 pesquisadores chineses conseguiram demonstrar que era possível usar laser para conseguir atrair objetos.

O vídeo que abre está notícia traz uma animação produzida pela NASA que mostra o hipotético uso dos feixes de tração em missões espaciais exploratórias.

Ficção científica microscópica

Capitão Kirk e sua tripulação (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Os pesquisadores conseguiram atrair partículas microscópicas — infelizmente ainda não foi possível replicar a técnica na mesma escala que a da nave do Capitão Kirk —, e os experimentos demonstraram que a atração é bastante específica com relação ao tamanho, formato e composição do elemento atraído. Além disso, alguns objetos inclusive parecem se reorganizar, de maneira que o resultado da atração é ainda mais eficiente.

Segundo a BBC, os pesquisadores estão extremamente animados com os avanços, e já conseguem vislumbrar potenciais aplicações práticas para a nova tecnologia. De momento, dada a escala da atração, os feixes poderiam ser utilizados na área médica, servindo para capturar partículas específicas em uma mistura ou para separar os glóbulos brancos dos vermelhos no sangue, por exemplo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: