Origem de misteriosos ‘círculos de fadas’ parece ter sido descoberta

19/01/2017 às 16:022 min de leitura

A natureza é fascinante e guarda mistérios que pouco a pouco são selecionados. Os chamados “círculos de fadas” são formações curiosas que eram conhecidas apenas na Namíbia até 2014, mas já foram identificados em outros lugares, como a Austrália. Eles são quase perfeitamente redondos e variam de alguns centímetros até 25 metros de diâmetro, mas não se sabia exatamente a sua origem.

Os círculos formam padrões que poderiam muito bem ter sido feito por homens ou, quem sabe, os "antigos astronautas" – os famosos ETs. Porém, a explicação é bastante terrena e não tem nada de tão mirabolante assim. A crença popular regional dizia que isso era resultado de colônias de cupins que moram no deserto de Namibe, só que isso parecia ter caído por terra, já que na Austrália, onde esses círculos também surgiram, não existe cupim na região desértica.

Outra teoria falava que os círculos eram resultados de uma inteligente formação da própria vegetação, que teria encontrado uma forma de sobreviver em lugares inóspitos através de um aproveitamento melhor dos recursos do solo – e para isso necessitariam se agrupar em círculos, deixando o interior vazado.

Origem dos círculos de fadas permanecia um mistério

Um pouco de tudo

Agora, os ecologistas chegaram a uma conclusão curiosa: o surgimento dos “círculos de fadas” é resultado de uma junção das duas teorias previamente aceitas. Ou seja, tanto a grama quanto os cupins desenvolveram técnicas que possibilitaram essas formações curiosas.

Cada colônia de cupim guerreia pelos nutrientes do solo com outras colônias bastante próximas. Assim, os animais roem as raízes das plantas até chegar a uma espécie de fronteira com outro grupo de cupins: nesse espaço, a raiz da grama consegue sobreviver e criar um tipo de muro que separa as “facções” de cupins.

Quando uma colônia de cupins encontra outra muito menor, é travada uma guerra pelo domínio do espaço subterrâneo, resultando em círculos maiores na superfície. Já quando as colônias apresentam o mesmo tamanho, a guerra nunca é declarada, e os bichinhos preferem viver em paz no pequeno espaço que lhes resta.

Círculos são formados por cupins e pela grama

Conclusão? Não é bem assim...

Já o comportamento das plantas também é semelhante ao dos cupins: em lugares mais secos, elas criam raízes mais longas na esperança de “roubar” nutrientes de suas vizinhas. Além disso, ao criarem os círculos, as plantas também fazem com que uma potencial chuvinha se concentre nessa região e beneficie tanto as gramas quanto os cupins. Na Austrália, onde não existem os cupins, os círculos são menores e resultado apenas da ação das plantas em luta por sobrevivência.

Apesar de todo esse estudo parecer ser promissor para desvendar o mistério por trás desses círculos, os cientistas ainda estão cautelosos em bater o martelo. Afinal, essas teorias foram analisadas em laboratórios e ainda é preciso que elas sejam comprovadas na natureza para daí sim serem definitivas nos livros de ciências.

Círculos de fadas podem ter até 25 metros de diâmetro

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: