10 imagens incríveis de erupções vulcânicas clicadas pela NASA

23/01/2017 às 06:192 min de leitura

É bem provável que você já tenha visto muitas notícias sobre vulcões em erupção, certo? Nesta matéria, vamos mostrar para você 10 imagens surpreendentes feitas pela NASA, mas não tão divulgadas assim pela imprensa, e que registram o momento da erupção de um vulcão.

O que é um vulcão?
O vulcão é considerado uma estrutura geológica quando há uma ruptura na crosta do planeta, por onde o magma, gases e partículas quentes são expelidas para a superfície.

As fotos a seguir, reunidas pelo pessoal do Agora Viagem, foram capturadas por satélites e membros de tripulações a bordo da Estação Espacial Internacional e em missões espaciais e demonstram a vista do espaço de um dos eventos mais aterrorizantes da natureza. Confira a seguir:

1. Vulcão Sarychev, na Rússia

Vulcão Sarychev, localizado na Rússia

A imagem acima mostra a vista dos astronautas da Estação Espacial Internacional do Vulcão Sarychev em erupção no dia 12 de junho de 2009. A última erupção do Sarychev antes desta data havia sido em 1989.

2. Vulcão Manam, em Papua Nova Guiné

Vulcão Manam, localizado em Papua Nova Guiné

Um satélite da NASA registrou essa imagem no dia 16 de junho de 2010. Trata-se do Vulcão Manam, em Papua Nova Guiné, liberando uma leve e fina pluma vulcânica azul acinzentada. A parte branca são nuvens que resultaram do vapor da água do vulcão.

3. Vulcão Kliuchevskoi, na Rússia

Vulcão Kliuchevskoi, localizado na Rússia

O Vulcão Kliuchevskoi também proporcionou uma imagem espetacular.  A foto foi registrada em 11 de outubro de 1994, por astronautas da NASA.

4. Vulcão Pavlof, no Alasca

Vulcão Pavlof, localizado no Alasca

O Vulcão Pavlof foi fotografado em erupção por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional em 18 de maio de 2013. A estrutura tridimensional das plumas de cinzas é o que mais chama atenção na imagem acima.

5. Vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia

Vulcão Eyjafjallajökull, localizado na Islândia

Não é apenas o nome complicado do Vulcão Eyjafjallajökull que chama a atenção, mas também essa imagem registrada pela NASA em 2010.

6. Vulcão Api, na Indonésia

Vulcão Api, localizado na Indonésia

O Vulcão Api estava em erupção quando a tripulação do ônibus espacial Columbia registrou esta bela imagem. O oceano azul deixa a fotografia ainda mais incrível.

7. Vulcão Chaitén, no Chile

Vulcão Chaitén, localizado no Chile

Depois de mais de 9 mil anos em silêncio, o Vulcão Chaitén, situado no sul do Chile, voltou a entrar em erupção. A fotografia foi feita pela NASA em 2 de maio de 2008.

8. Vulcão Shinmoedake, no Japão

Vulcão Shinmoedake, localizado no Japão

As cinzas expelidas pelo Vulcão Shinmoedake têm sido o principal perigo desde que ele entrou em erupção, em 26 de janeiro de 2011. A pluma cinza se expande por quilômetros sobre a Cidade de Miyazaki.

9. Vulcão Nyiragongo, no Congo

Vulcão Nyiragongo, localizado no Congo

A imagem que você acabou de ver acima é do Vulcão Nyiragongo em erupção, registrada pelo satélite Ikonos, que mostra a pluma sendo expelida por ele e também a sua cratera.

10. Vulcão Kliuchevskoi, na Rússia

Vulcão Kliuchevskoi, localizado na Rússia

O Vulcão Kliuchevskoi, na Rússia, como você deve ter percebido, teve direito a duas imagens nessa lista, graças à grandiosidade e beleza de suas erupções vistas do espaço. Essa fotografia acima foi registrada pela tripulação do ônibus espacial Endeavour em 30 de setembro de 1994, quando o vulcão estava perto de seu pico de erupção.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: