Antes e depois: 9 imagens aéreas impactantes mostram as alterações na Terra

24/01/2017 às 12:442 min de leitura

Que a Terra está em constante mutação você está careca de saber. Porém, como normalmente vivemos em nosso mundinho, dificilmente temos uma noção de quão impactantes são essas mudanças, mesmo em um pequenino espaço de tempo.

Recentemente, a NASA divulgou uma série de imagens de satélite que mostra que o aumento populacional, as mudanças climáticas e outros fatores ajudaram a transformar radicalmente a crosta terrestre. E nada melhor do que vermos o mundo de cima para termos uma noção real do impacto dessas alterações no planeta. Saca só:

1. Lago Úrmia – Irã

Em um intervalo de apenas 3 meses, o lago diminuiu de tamanho e teve sua coloração alterada de verde para castanho, devido à proliferação de alguns tipos de algas e bactérias que crescem bastante no verão. Nos últimos 14 anos, 70% da área do lago desapareceu.

2. Grande Lago Salgado – EUA

Esse lago está localizado no estado de Utah e teve uma drástica redução de tamanho entre 1985 e 2010. Isso é resultado da diminuição das chuvas na região e do pouco degelo das montanhas que alimentam os riachos que desaguam no lago.

3. Lago Owens – EUA

Localizado na Califórnia, esse lago foi uma das paradas mais importantes de pássaros migratórios durante passagens pelos EUA. Porém, o desvio do rio Owens para um aqueduto de Los Angeles fez as águas do lago secarem drasticamente. O que restou ainda sofre com a contaminação de produtos químicos e poeira tóxica.

4. Floresta Baban Rafi – Níger

Nos 40 anos que antecederam a imagem de 2007, a população nessa região do Níger quadriplicou, fazendo com que grandes pedaços da floresta (em verde mais escuro) dessem lugar à agricultura.

5. Nova Deli – Índia

Em 25 anos, a população da capital indiana e de sua região metropolitana saltou de 9,4 milhões para 25 milhões de pessoas! Além do crescimento populacional complicar a administração pública, isso também causa impacto no meio ambiente e em vários fatores que determinam a qualidade de vida.

6. Groenlândia

É normal que a cada verão surjam lagos e rios na planície gelada da Groenlândia. Porém, em 2016 esse degelo começou muito mais cedo do que o normal, causando alteração na paisagem e até no nível dos mares.

7. Groenlândia

Outras imagens da Groenlândia mostram o encolhimento da geleira Helheim em um intervalo de 4 anos. O tamanho da geleira permaneceu constante entre a década de 1970 e 2001, ano em que começou a recuar rapidamente.

8. Rio Ganges – Índia

As torrenciais monções de 2016 fizeram com o que nível do rio Ganges subisse drasticamente, causando inundações e matando aproximadamente 300 pessoas. Além disso, mais de 6 milhões de indianos foram afetados pela cheia do rio no ano passado.

9. Lago Poopó – Bolívia

O segundo maior lago da Bolívia secou em 2016. Essa não é a primeira vez que isso acontece: em 1994, isso já tinha ocorrido devido a desvios de suas fontes de água para mineração e agricultura. O lago Poopó levou anos para se reestruturar, causando grande impacto no ecossistema da região.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: