Sabia que existem raios que, em vez de cair na Terra, viajam ao espaço?

28/06/2017 às 13:202 min de leitura

Todo mundo já viu imagens — ou até mesmo presenciou, de preferência bem de longe! — raios caindo aqui na Terra, certo? No entanto, você sabia que eles também podem seguir uma trajetória contrária, isto é, em vez de atingir a superfície, viajar em direção ao espaço? O interessante é que esses “raios ao contrário” só foram detectados em 2001, quando um grupo de astrônomos usando uma câmera do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, para realizar uma varredura do céu observou esse estranho evento.

Segundo Claire Maldarelli, do site Popular Science, basicamente, os raios se formam quando uma carga elétrica negativa vai se acumulando na parte inferior de uma nuvem até o ponto de a energia ser liberada na forma de uma poderosa descarga que atinge o nosso planeta.

Ao contrário

No entanto, de acordo com os cientistas, o mais normal é que os elétrons permaneçam nas nuvens e viagem para as regiões mais altas dessas formações, onde eles se encontram com partículas carregadas positivamente e são cancelados. Só que, em algumas raras ocasiões, esse encontro não ocorre — e é aí que os raios invertidos acontecem. Veja uma coletânea a seguir, registrada em 2013:

Claire explicou que os climatologistas acreditam que a carga positiva no topo das nuvens é empurrada por ventos fortes e, por essa razão, quando a carga negativa chega por lá, em vez de encontrar partículas com as quais se cancelar, ela vai se acumulando até escapar — na direção contrária à convencional.

Vale destacar que, na verdade, esses raios curiosos não viajam ao infinito e além! Eles chegam até a ionosfera — camada que se encontra entre 60 e mil quilômetros da superfície da Terra e serve de limite com o espaço —, onde, então, encontram com partículas suficientes para “cancelar” a descarga.

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter. E você ainda pode conferir todas as novidades em primeira mão através  do nosso aplicativo! Vem com a gente!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: