Saiba qual é o lugar que tem raios por dez horas durante 160 noites do ano

31/01/2014 às 11:422 min de leitura

Se você não é fã de tempestades, raios e trovões, provavelmente você nunca deverá colocar os pés na região do Rio Catatumbo, na Venezuela. Esse local é simplesmente a região que possui a maior concentração de relâmpagos do mundo, com tempestades que duram aproximadamente dez horas e que ocorrem durante 160 dias do ano.

Durante séculos, as mesmas tempestades com mais de 40 mil relâmpagos iluminam o céu no mesmo lugar sobre o Lago Maracaibo. As pessoas da Venezuela batizaram esse misterioso fenômeno de “rib-a-ba”; algo que pode ser traduzido como “rio de fogo no céu”. O acontecimento também é conhecido como “tempestade eterna” e chama atenção de cientistas de todos os lugares.

Fonte da imagem: Reprodução/Oddity Cenral

Segundo pesquisas, mais de 1,2 milhões de relâmpagos são originados todos os anos na região (a maior taxa do mundo), que são visíveis a distâncias de até 300 quilômetros. Durante décadas, os trovões foram guias para os pescadores e marinheiros da região; hoje eles são uma inusitada atração turística.

De acordo com Alan Highton, um guia turístico e fotógrafo que vive na região, as pessoas da Venezuela não tem ideia de por que os raios são tão comuns e já se acostumaram tanto com eles que os veem como algo normal. “Eles inclusive acham engraçado quando os turistas chegam e passam noites inteiras contemplando o céu luminoso”, disse ele.

Fonte da imagem: Reprodução/Oddity Cenral

Não existem explicações científicas para tal fenômeno constante, porém inúmeras teorias foram originadas no decorrer dos anos. Alguns acreditam que o evento ocorre graças aos altos ventos que sopram acima do lago, formando fortes nuvens que se encontram com os Andes. Já outros acreditam que o gás metano expelido pelos pântanos da região é que é responsável pela origem dos raios.

Na opinião do próprio Highton, a intensa pressão baixa na bacia inteira faz com nuvens pesadas se juntem com facilidade, gerando múltiplas tempestades ao mesmo tempo. Certos cientistas dizem que a “Tempestade Eterna” é o maior gerador de ozônio troposférico da Terra. O mais misterioso é que as tempestades podem parar abruptamente pelo período de meses, para então voltarem com tudo com seus raios de quase 10 horas de duração.

Fonte da imagem: Reprodução/Oddity Cenral

As cores dos relâmpagos podem mudar de acordo com os diferentes átomos que estão presentes no ar. Por exemplo, em um ar mais seco os raios ficam mais brancos e luminosos. Contudo, se o ar está mais úmido, os átomos de hidrogênio fazem com que os raios fiquem de um tom mais roxo. Veja um vídeo em inglês com mais detalhes das tempestades do Rio Catatumbo:

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: