17 fotos de fenômenos do espaço que vão te surpreender

28/07/2015 às 02:573 min de leitura

Fique agora com as 17 melhores fotos de fenômenos do espaço já registradas em 2015. Algumas delas, inclusive, parecem nem serem verdadeiras, mas são, acredite! As fotos são surpreendentes e você pode conferi-las em alta resolução, clicando sobre as imagens.

Contemple e nos fale o que achou através da área de comentários.

1. “A BORDO DE UMA AURORA”, COREIA (O CHUL KWON)

O Chul Kwon / Fotografia tirada em 2015

Uma fotografia realmente rara de uma Aurora vermelha, causada pelo de oxigênio de alta altitude, capturada no filme, dancing over Yellowknife. Para quem não conhece, a aurora boreal é originada pela interação de partículas carregadas de energia provenientes do vento solar com a camada magnética da terra.

2. “THOR’S HELMET (NGC 2359)” (ADAM BLOCK)

Adam Block / Fotografia tirada em 2015

A Nebulosa NGC 2359 vem sendo intitulada também como “Thor’s Helmet”. Ela está situada a cerca de 11 mil anos-luz da terra. Sua semelhança à uma bolha se dá por conta do material interestelar varrido pelos ventos da estrela central da nebulosa, conhecido como Wolf-Rayet.

3. “CÉU NOTURNO ESPELHADO”, CHINA (XIAOHUA ZHAO)

Xiaohua Zhao / Fotografia tirada em 2015

Um céu roxo repleto de estrelas sendo espelhado por uma fina camada de água na maior planície de sal do mundo, em Xiaohua Zhao, na China.

4. “MOVIMENTO DAS ESTRELAS”, USA (DAN BARR)

Dan Barr / Fotografia tirada em 2015

Um cenário paradisíaco em um lago iluminado por um fogueira para registrar o movimento das estrelas. Foi isso que Dan Barr fez para capturar o movimento das estrelas, usando registros de fotografias em longa exposição, o que acaba descrevendo a rotação da terra.

5. “ROSETA-NBV5” (JUAN IGNACIO JIMENEZ)

Juan Ignacio Jimenez / Fotografia tirada em 2015

No núcleo da Nebulosa de Roseta as jovens estrelas muito quentes têm aquecido o escudo gasoso circundante a uma temperatura na ordem dos 6 milhões de graus Kelvins, resultando na emissão de grandes quantidades de raios-x.

6. “MOTIND”, NORWAY (RUNE ENGEBO)

Rune Engebo / Fotografia tirada em 2015

O fotógrafo Rune Engebo já presenciou milhares de Auroras na Noruega. Mas em 21 de janeiro deste ano, testemunhou e registrou uma das mais incríveis auroras que seus olhos já presenciaram, ou melhor dizendo, que suas câmeras já registraram.

7. “LUA E ANTELAO”, ITÁLIA (MARCELLA GIULIA)

Marcella Giulia / Fotografia tirada em 2015

8. “IC 443” (PATRICK GILLILAND)

Patrick Gilliland / Fotografia tirada em 2015

Situada na Constelação de Gêmeos, IC 443 é “provavelmente” um remanescente da Galáxia Supernova – estrela que poderia ter explodido há 30.000 anos atrás.

9. “HERSCHEL 36: O CORAÇÃO DA LAGOA” (LÁSZLÓ FRANCSICS)

László Francsics / Fotografia tirada em 2015

Situado a cerca de 5.000 anos-luz de distância, o berçário estelar da Nebulosa da Lagoa localiza-se na Constelação de Sagitário. Nuvens de hidrogênio estão lentamente em colapso para o nascimento de novas estrelas, cujos brilhantes raios ultravioleta dão um tom avermelhado ao gás que está ao seu redor.

10. “IRRADIAÇÃO SOLAR” (GARY PALMER)

Patrick Gilliland / Fotografia tirada em 2015

Lavaredas quentes de plasma irradiam da borda de nossa estrela maior – o Sol. Fenômeno conhecido como proeminência solar que cobre milhares de quilômetros, estimada em mais de 800.000 km.

11. “NEBULOSA DE ORION” (PATRICK GILLILAND)

Patrick Gilliland / Fotografia tirada em 2015

A Nebulosa de Orion é considerada um dos objetos astronômicos mais conhecidos de nosso Universo. As cores em tons de laranja que podem ser vistos nas voltas da Nebulosa são causados por gás de hidrogênio extremamente quente.

12. “GRANDE NEBULOSA DE CARINA” (TERRY ROBISON)

Terry Robison / Fotografia tirada em 2015

A estrela Eta Carina brilha sobre a Nebulosa de Carina que tem dentro de seus limites vários aglomerados de estrelas. Chama atenção as nuvens de poeira e gases que formam a Nebulosa de Carina – umas das maiores Nebulosas difusas já encontradas por pesquisadores.

13. “LUA CHEIA SOBRE OS ALPES”, ITÁLIA (STEFANO DE ROSA)

Stefano de Rosa / Fotografia tirada em 2015

Outra fotografia que chama a atenção é esta, tirada por Stefano de Rosa em colinas localizadas em Turim, na Itália. Uma majestosa lua cheia atrás dos alpes “cor de rosa”.

14.“CALM BEFORE THE STORM”, AUSTRÁLIA (JULIE FLETCHER)

Julie Fletcher / Fotografia tirada em 2015

Como o próprio nome da foto diz Calm Before the Storm (Calmaria antes da tempestade), a fotografia tirada por Julie Fletcher mostra a calmaria das estrelas brilhantes da Via Láctea, abaixo delas, uma tempestade de raios fenomenais.

15. “C/2014 Q2 LOVEJOY”, ÁUSTRIA (MICHAEL JAEGER)

Michael Jaeger / Fotografia tirada em 2015

Fotografia do cometa Lovejoy viajando pelo sistema solar, deixando para trás uma névoa azul esverdeada. O cometa pôde ser visto por binóculos entre o fim do ano passado (2014) e início de 2015. A névoa radiante deixada pelo cometa se dá devido ao gás diatômico, formando uma espécie de “cauda” proveniente de ventos solares.

16. “AURORA PANORAMA”, NORWAY (JAN R. OLSEN)

Jan R. Olsen / Fotografia tirada em 2015

Uma imagem simplesmente linda. Assim podemos intitular a fotografia “Aurora Panorama” tirada por Jan R. Olsen, em Norway – Noruega. As auroras verdes fazem uma linda dança no espaço. São produzidas por átomos de oxigênio e moléculas energizadas pelo impacto de ondas solares, que as fazem brilhar intensamente.

17.“ASCENT OF ANGELS” – EUA (BRAD GOLDPAINT)

Brad Goldpaint / Fotografia tirada em 2015

Na imagem é possível ver um meteoro atravessando a escuridão do espaço da Via Láctea. A fotografia foi tirada na altitude de 4.392 em Mount Rainier, em Washington, nos Estados Unidos – pelo fotógrafo Brad Goldpaint.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: